logo Agência Brasil
Human Rights

Viva Maria pede respeito à vida e ao estado de saúde do Papa Francisco

Com a saúde fragilizada, pontífice é alvo de discursos de ódio.
Baixar
Mara Régia – Apresentadora do Viva Maria
25/02/2025 - 08:42
Brasília
Roma 20/10/2023 – Papa Francisco duarente entrevista em seu gabinete no Vaticano
Foto: Vatican Media/Divulgação
© Vatican Media/Divulgação

Esta edição do Viva Maria aborda um dos valores mais fundamentais da humanidade, que é o respeito à vida. E o motivo de tratar deste tema é lamentável: no momento em que o Papa Francisco está com a saúde fragilizada devido a um grave quadro respiratório, uma torrente de ódio varre as redes sociais, desejando a morte do pontífice. Comportamento que é fruto da ultrapolarização política, que leva muitos a acusarem Francisco de ser "comunista".

O assunto foi abordado pelo jornalista Leonardo Sakamoto em artigo publicado em sua coluna de direitos humanos no portal UOL. O jornalista obviamente não cita nomes, mas transcreve alguns dos posts, que dizem: "vou festejar muito o dia em que esse papa for para o inferno", "papa comunista tem que morrer", "todo sofrimento do mundo é pouco para essa desgraça", "espero que morra agonizando". 

Em contraponto a esse discurso de ódio, o Viva Maria dá voz a Lydia Rebouças, educadora e psicóloga da Unipaz:

“Eu entendo que é um tempo de barbárie. Então, como podemos aprender com tudo isso? Quando a gente fica cheio de raiva, essa raiva nos intoxica. E ela pode ter uma repercussão no nosso corpo, nós podemos ter um adoecimento, uma gastrite. Qualquer que seja a nossa tendência a somatizar toda essa raiva. E ela pode nos adoecer principalmente mentalmente”

Lydia Rebouças também conclama os ouvintes a substituir os discursos de ódio pelo respeito mútuo. 

“Vamos experimentar algo que é básico no relacionamento humano, e que é o respeito. O Papa Francisco é um humanista que tem 88 anos e que dedica toda a sua existência a fazer o bem, a cuidar bem comum. Então ele, como qualquer ser humano, merece ser respeitado.”