logo Agência Brasil
Health

Um terço da população mundial corre risco de desenvolver tuberculose

OMS faz o alerta nesta segunda (24), dia mundial de combate à doença.
Baixar
Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional
24/03/2025 - 11:01
Rio de Janeiro
Exame para detectar tuberculose
© Eduardo Gomes - ILMD/Fiocruz Amazônia

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outras regiões do corpo como o cérebro, a laringe e os ossos. O dia 24 de março celebra o combate a essa doença.

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Segundo a OMS, um terço da população mundial está em risco de desenvolver a doença. Embora seja prevenível e curável, a tuberculose ainda mata cerca de cinco mil pessoas por ano no Brasil.

A transmissão da tuberculose pulmonar é direta, de pessoa a pessoa. Ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva podem ser aspiradas por outro indivíduo e propagar a doença. Cansaço excessivo e febre baixa, geralmente no período da tarde, são alguns dos sinais mais frequentes.

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves. A melhor forma de prevenir a transmissão é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes e por no mínimo seis meses. Se tiver tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, procure um serviço de saúde.
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.