Pesquisadores da UFRJ fazem campanha para comprar meteorito

Publicado en 05/01/2021 - 16:22 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criaram uma campanha online de financiamento coletivo, para a compra de um meteorito.  Com aproximadamente 1,5 tonelada, trata-se do terceiro maior fragmento desse tipo encontrado no Brasil, e pode ajudar a compreender a formação e a evolução do sistema solar.

Os pesquisadores esperam conseguir R$ 400 mil para a compra e o transporte da peça, que se encontra no estado de Goiás.

A diretora do Museu da Geodiversidade do Instituto de Geociências da UFRJ, Kátia Leite Mansur, explica que a ideia é expor o meteorito na instituição.

O meteorito foi descoberto por garimpeiros, em uma propriedade rural da cidade goiana de Campinorte, na década de 1990. Segundo a astrônoma Maria Elizabeth Zucolotto, curadora do Museu Nacional da UFRJ, é uma peça rara, única no mundo, e com grande valor científico. A professora teme que, caso não consiga comprar o meteorito, há o risco de ser adquirido por pesquisadores estrangeiros.

Até o momento, a campanha conta com a colaboração de 78 doadores; e já arrecadou R$ 15 mil.

Quem quiser ajudar na campanha pode entrar em contato pelo telefone (21) 3622-3400 ou acessar o site transparencia.coppetec.ufrj.br

Edición: Ana Pimenta

Últimas notícias
Justicia

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
General

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
General

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Salud

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justicia

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
General

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo