Municípios do RJ investiram apenas 2,7% do orçamento, afirma Firjan

Publicado en 22/10/2021 - 17:50 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro apresentou o pior índice de gestão fiscal entre as capitais brasileiras avaliadas em 2020. O resultado é de um estudo da Firjan, Federação das Indústrias do Estado, que analisou dados de mais de 5.200 cidades brasileiras.

Apesar do volume de recursos que entraram ao longo da pandemia, de forma geral, os municípios fluminenses tiveram dificuldades para gerir as contas em 2020. O indicador da Federação revela que mais da metade deles não conseguiu administrar bem as verbas públicas.

De acordo com o ranking de gestão da Firjan, os municípios do Rio de Janeiro investiram apenas 2,7% do orçamento no ano passado. Um percentual inferior à média nacional, de 7,1%, como esclarece o gerente de Estudos Econômicos da Firjan,  Jonathas Goulart.

No estudo,  foram avaliados 77 dos 92 municípios do estado, que, na média, atingiram 0,52 ponto. O índice varia de zero a um, sendo que, quanto mais próximo de um, melhor a gestão fiscal. Na média, os municípios brasileiros registraram 0,54 ponto e, de acordo com a análise, o quadro é preocupante.

Segundo a Firjan, os investimentos foram fortemente penalizados nos municípios do Rio de Janeiro e, na média, representaram 2,7% do orçamento em 2020, menor percentual entre os estados brasileiros. Na média nacional, 7,1% da receita foi destinada para esse tipo de despesa.

No entanto, o estudo indica que a  ampla base econômica da segunda maior cidade do país tem melhores perspectivas para 2022, através de medidas de sustentabilidade fiscal anunciadas este ano, aliadas às previsões de um montante de 2,6 bilhões de reais em investimentos públicos.

Edición: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Justicia

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
General

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
General

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Salud

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justicia

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
General

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo