PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

Ação faz parte de operação para combater pornografia infantil

Publicado en 16/04/2024 - 09:14 Por Cristiane Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta terça-feira, 16, um homem acusado de armazenar e compartilhar arquivos com cenas de abuso sexual infantil.

O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com a PF, a ação de hoje é decorrente da Operação Share, ocorrida em 21 estados, no dia 27 de março último, para combater crimes relacionados ao abuso sexual infantil.

Na ocasião, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, nos bairros de Madureira e Campo Grande nas zonas Norte e Oeste cariocas.

Durante as diligências, no endereço de Campo Grande, foi possível localizar o computador pessoal do investigado, de onde os angentes conseguiram extrair as provas que embasaram o pedido de prisão preventiva cumprido na data de hoje.

Ainda segundo a PF, o homem já havia sido condenado  pelo crime de armazenamento de mídias contendo abuso sexual infantil, em outubro de 2018.

Ele chegou a iniciar o cumprimento da pena em detenção, mas foi solto menos de um ano depois.

A Operação Share foi desencadeada a partir de uma investigação constante voltada para combater os crimes de produção, armazenamento e distribuição de mídias contendo abuso sexual infantil no território brasileiro.

Os atos de adquirir, possuir ou armazenar fotografias, vídeos ou qualquer tipo de registro desses abusosl são punidos com pena de reclusão de um a quatro anos, além de multa.

Já a publicação, a divulgação e o compartilhamento dessas imagens, com pena de reclusão de três a seis anos, além de multa.

O preso será encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Edición: Vitoria Rangel / L Pedrosa

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo