Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

Publicado en 18/04/2024 - 15:57 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos divulgou, nesta quarta-feira (17), um relatório com críticas às decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. 

Apesar de serem decisões do judiciário, o documento acusa o governo brasileiro de tentar forçar a rede social X, e outras redes sociais, a censurar mais de 300 contas, incluindo a do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e do Tribunal Superior Eleitoral. 

O texto é assinado pelo republicano Jim Jordan, aliado político do ex-presidente norte-americano Donald Trump. 

Segundo o parlamentar, o documento expõe uma suposta campanha de censura do Brasil. Ele também diz que o relatório traz um estudo de caso de como um governo pode justificar a censura em nome do fim do chamado discurso de “ódio”. De acordo com o texto, o dono da rede social X, Elon Musk, tem enfrentado críticas e ataques de governos de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos. 

Além disso, cita que, no Brasil, a suposta censura ao partido político adversário e aos jornalistas investigativos ocorre por meio de ordem judicial. 

Por fim, o relatório pede ações do Congresso americano para proteger a liberdade de expressão. 

A reportagem aguarda o posicionamento do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal Eleitoral. 

Edición: Sayonara Moreno / Liliane Farias

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justicia

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Salud

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justicia

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
General

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo