7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Tradicional desfile cívico-militar será transmitido pela TV Brasil

Publicado en 06/09/2024 - 19:53 Por Sara Barreto - estagiária da Rádio Nacional* - Brasília

O tradicional desfile cívico-militar de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá início neste sábado às 8h45. 

A expectativa é de que 30 mil pessoas participem da celebração da Independência do Brasil na capital federal. 

O evento é gratuito e a entrada do público está liberada a partir das 6h20. 

O acesso é preferencialmente por transporte público, mas haverá bolsões de estacionamento na via dos Anexos da Esplanada dos Ministérios na Asa Sul. O trânsito na Esplanada dos Ministérios estará fechado a partir das 23h desta sexta-feira. 

Fogos de artifício, armas, drones, sprays, garrafas de vidro e latas são alguns dos itens proibidos.  

Bolsas e mochilas deverão ter até 100 centímetros na soma das dimensões. Coolers não são permitidos, a sugestão é o uso de garrafas de plástico individuais, que poderão ser abastecidas nos pontos de hidratação do evento, como explica o Coronel Keldison Almeida, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”. O evento está estruturado em três eixos: o primeiro, aborda a importância estratégica da realização da Cúpula do G20 no Brasil. O Grupo dos Vinte desempenha um papel importante em grandes questões econômicas internacionais e, em novembro, o Brasil promoveu o encontro. Durante o desfile, 21 bandeiras dos países e blocos regionais que integram o grupo serão apresentadas.  

No segundo, o estado do Rio Grande do Sul, que sofreu com enchentes e inundações no mês de maio, é o homenageado, com a participação de profissionais que socorreram a região.

No terceiro eixo, a retomada da ampla proteção de crianças e da população por meio de campanhas de vacinação e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde.

O Coronel Keldison Almeida fala que estudantes de escolas públicas e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal também participarão do desfile.

Ao todo, o desfile mobiliza mais de oito mil pessoas, incluindo atletas, estudantes e militares. 

Desse total, quase quatro mil participarão dos desfiles a pé, motorizados e montados à cavalos.

A equipe de segurança, formada por contingentes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de equipes da Segurança Pública, mobilizará cerca de cinco mil pessoas.

*Com supervisão de Daniella Longuinho.

Edición: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Deportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo