Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Nova lei foi sancionada hoje e tem período de transição de quatro anos

Publicado en 09/09/2024 - 20:38 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (9), novas regras para concursos públicos federais no país. A nova lei tem um período de transição de quatro anos.

As normas permitem que as provas sejam realizadas à distância, pela internet ou plataforma eletrônica, com acesso seguro e um ambiente controlado. Mas será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

A abertura de um novo concurso público terá que ser motivada pela evolução do quadro de pessoal dos últimos cinco anos e a estimativa das necessidades futuras do órgão.

Ainda será preciso estabelecer a quantidade das vagas a serem preenchidas e a estimativa do impacto financeiro para o provimento de servidores nos dois anos seguintes ao concurso.

A nova norma proíbe a discriminação de candidatos em qualquer fase do concurso, seja por idade, sexo, condição física, deficiência, etnia, naturalidade ou local de origem.

As regras só valem para concursos do executivo federal. Seleções para o judiciário e empresas públicas independentes não precisam se submeter às normas aprovadas. Já estados e municípios podem estabelecer seus próprios regulamentos.

E por falar em Concurso público, a partir desta terça-feira, às 10h da manhã, os candidatos do Concurso Nacional Unificado poderão consultar pela internet a imagem do cartão de resposta. É só acessar a página cpnu.cesgranrio.org.br.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, a digitalização garante que todos os registros serão preservados de forma adequada e que o acesso às informações estará assegurado.

A próxima etapa é a divulgação das notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da discursiva, no dia 8 de outubro.

Edición: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economía

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
General

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo