Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

Conselho de Ética aceitou o processo de quebra de decoro

Publicado en 11/09/2024 - 21:53 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu, por 10 votos a 2, a admissibilidade da representação contra o deputado Glauber Braga, do Psol do Rio de Janeiro.

Ele é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

O deputado Paulo Guimarães, relator da proposta, disse que fez um relatório isento e que Braga terá tempo para se defender.

O deputado disse que integrantes do MBL comparecem a encontros do Psol para fazer provocações.

Glauber afirmou que reagiu as hostilizações de Costenaro, que já o havia o atacado por diversas vezes. E acusou os deputados de uma perseguição para cassá-lo.

A partir de agora, o deputado do Rio terá 10 dias úteis para apresentar sua defesa. Depois disso, começa o prazo de 40 dias para instrução do processo e coleta de documentos e depoimentos de testemunhas. Após esse período, o relator terá 10 dias para apresentar seu parecer final.

 

Edición: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Justicia

STF já tem dois votos pela manutenção da prisão do ex-jogador Robinho

O julgamento no Plenário Virtual começou na manhã desta sexta-feira, 13, com o voto do relator, ministro Luiz Fux, pela manutenção da prisão.

Baixar arquivo
Economía

Em 10 anos, plataforma Consumidor.gov já recebeu 8 milhões de queixas

Cartão de crédito e débito, setor aéreo e celular: esses são os segmentos que mais recebem reclamações dos consumidores.

Baixar arquivo
Economía

Produção industrial brasileira recua 1,4% em julho, mostra IBGE

A principal influência negativa foi registrada em São Paulo, maior parque industrial do País e que responde por cerca de 33% do cálculo do setor.

Baixar arquivo
General

Caso Marielle: julgamento de Ronnie e Élcio é marcado para outubro

Marcado para o dia 30 de outubro o julgamentos dos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, réus pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Segurança

Efetivo da Força Nacional reforçará segurança pública no RJ

A Força Nacional vai ajudar no combate à violência pública no estado do Rio de Janeiro. A medida, assinada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, está no Diário Oficial da União de hoje. A validade é de 90 dias.

Baixar arquivo
Salud

Casos de síndrome respiratória por covid-19 aumentam em cinco estados

Recomendação é que idosos, crianças e pessoas com comorbidades estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo