Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

Governo aumentou a previsão da inflação de 3,9% para 4,25%

Publicado en 13/09/2024 - 21:00 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Fazenda aumentou a projeção de estimativa do PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%. O PIB, que é a soma de riquezas produzidas no país, foi revisado após a divulgação dos últimos dados econômicos.

Por outro lado, o ministério prevê uma desaceleração moderada para o segundo semestre, já que há indicação do mercado financeiro de aumento da taxa de juros pelo Banco Central. Com isso, a estimativa de crescimento para o ano que vem caiu de 2,6% para 2,5%.

As projeções foram divulgadas, nesta sexta-feira (13), pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. O secretário Guilherme Mello citou alguns fatores que impulsionam a economia contrapondo a alta dos juros. 

Em relação a inflação, o governo federal também aumentou a previsão de 3,9% para 4,25% da medição do IPCA para o ano. A projeção está dentro do teto meta da inflação para 2024, que é de 4,5%.

O secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Apesar disso, para o Ministério da Fazenda, o desempenho da economia mostra um crescimento sustentável, principalmente pelo aumento do investimento da indústria, setor que mais contribuiu para o aumento da previsão do PIB no ano.

Edición: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
General

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justicia

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Deportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo
Segurança

97% das mulheres brasileiras sentem medo ao se deslocarem pela cidade

Mulheres entrevistadas na pesquisa também apontam ausência de políticas públicas que poderiam tornar o deslocamento mais seguro

Baixar arquivo