Fiocruz Bahia lança projeto contra câncer hematológico
![Agência Brasil/Fernando Frazão Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A região nordeste deve ganhar nos próximos meses uma rede de pesquisas sobre tumores malignos hematológicos, ou seja, ligados à produção e regulação das células do sangue.
O projeto, aprovado no Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, do Ministério da Saúde, é liderado pela equipe baiana da Fiocruz.
Além da pesquisa científica, a ideia é beneficiar diretamente os pacientes atendidos na região, por meio de tratamento de imunoterapia e melhoria no diagnóstico e identificação das doenças.
O projeto da Fiocruz Bahia também vai avaliar os fatores de risco e as características socioeconômicas da Região Nordeste. Isso ajuda a desenvolver estratégias de promoção da saúde pública mais direcionadas.
De acordo com o Observatório de Oncologia, os tumores malignos que afetam as células sanguíneas, a medula óssea e os órgãos linfóides correspondem a 5% dos novos casos de câncer identificados na população brasileira adulta. Além disso, 7% das mortes por tumor estão ligadas ao aparecimento da doença nesses sistemas.
Com o projeto de Fiocruz, os pacientes do SUS na região nordeste terão acesso a testes para definição do tratamento, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Atualmente, poucos desses testes são realizados no Estado da Bahia.
A nova rede conta com hospitais oncológicos da Bahia, a Fiocruz Ceará, o Instituto Carlos Chagas no Paraná e o Instituto Oswaldo Cruz e o Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro.
![Agência Brasil/Fernando Frazão Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 22/01/2025 Ministro da Casa Civil. Rui Costa, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Corpo de Bombeiros RJ/Divulgação Projeto Botinho do Corpo de Bombeiros RJ](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)