Ponte entre MA e TO completa um mês de colapso
![Bombeiros Militar/Governo do Tocantins Brasília (DF) 22/12/2024 - Desabamento da ponte em rodovia federal que liga Aguiarnópolis a Estreito e determina força-tarefa para o local.
Foto: Bombeiros Militar/Governo do Tocantins](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Completa um mês, nesta quarta, 22, o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, entre as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins.
Das 17 pessoas desaparecidas com o colapso da estrutura, 14 foram localizadas. Três seguem desaparecidas.
O acidente ainda reduziu de forma significativa a atividade econômica na região, que tinha a maior parte da renda vinda do transporte rodoviário de cargas na BR-226. Cerca de 70% das empresas da região tiveram impacto negativo nas suas atividades.
Os setores de bens e serviços, como lojas, mercados, postos de combustíveis e restaurantes, foram os mais afetados. Segundo a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Estreito e Região, várias empresas foram obrigadas a demitir funcionários ou mesmo mudar de cidade.
Diante do cenário, associações pedem em uma ação civil pública que o Governo Federal adote medidas emergenciais, como nas enchentes do Rio Grande do Sul.
Os empresários pedem ainda a abertura e a renegociação de operações de crédito para micro, pequenos e médios empreendedores de Estreito e Aguiarnópolis. Na semana passada, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional repassou R$ 793 mil para o município de Estreito e R$ 397 mil para Aguiarnópolis.
Moradores e empresários querem também o serviço de balsas para o transporte de pessoas e veículos, essencial para diminuir os impactos da queda da ponte. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a empresa contratada para oferecer o serviço de transporte por meio de balsas já está no local, mas depende de licenças para operar.
A construção de acessos para o atracamento dessas embarcações depende de adequações. O transporte será feito sem custo.
*Com informações da Agência Brasil.
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 30/04/2024 – Trabalhadores usam ônibus em deslocamento na volta para casa, na região da Praça Tiradentes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PCPI/Divulgação Parnaíba (PI), 06/01/2025 - Carro do IML da Polícia Civil que acompanha o caso do envenenamento de pessoas. Foto: PCPI/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 18/11/2024 – Pessoas saõ vistas com seus guarda chuvas durante chuvana Esplanada dos Ministérios.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Palmas (TO) - Indígenas brasileiros fazem cursos de informática na](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Militar SP/Divulgação Brasília (DF), 20/01/2025 - Armas de bolinhas de gel. Foto: Polícia Militar SP/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)