Sobe para 5 número de mortos por enventamento em almoço no Piauí
![PCPI/Divulgação Parnaíba (PI), 06/01/2025 - Carro do IML da Polícia Civil que acompanha o caso do envenenamento de pessoas. Foto: PCPI/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Subiu para cinco o número de mortes no caso de envenenamento em um almoço no primeiro dia do ano. Morreu, na noite dessa terça-feira, Maria Gabriela da Silva, de 4 anos. Ela estava internada na UTI pediátrica desde 3 de janeiro, após o almoço de 1º de janeiro, em Parnaíba, no Piauí.
Além da menina, a mãe dela, Francisca Maria da Silva; o tio; e dois irmãos de Maria Gabriela, com idades de 1 e 3 anos, também morreram depois de comer um arroz que continha uma substância semelhante à encontrada no veneno conhecido popularmente como chumbinho.
O principal suspeito de ter colocado o veneno na comida é Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, padrasto de Francisca.
Outras quatro pessoas, entre elas o próprio suspeito, também comeram o arroz e foram hospitalizadas, mas já receberam alta.
A perícia realizada pelo Instituto de Criminalística do Departamento de Polícia Científica encontrou a presença da substância terbufós, inseticida agrotóxico utilizado na agricultura, nas amostras de alimentos ingeridos pela família. Francisco está preso desde 8 de janeiro.
O delegado Abimael Silva, da Delegacia de Homicídios de Parnaíba, responsável pelo inquérito, disse que durante o depoimento Francisco apresentou mais de três versões sobre o que aconteceu na noite de réveillon e no dia 1º de janeiro, quando a refeição foi servida.
Além disso, o delegado apontou contradições entre o depoimento dele e o de todas as outras testemunhas ouvidas até agora, e afirmou que o suspeito não mantinha relação com nenhum dos filhos e enteados, além de nutrir um sentimento de ódio específico em relação a Francisca.
A prisão de Francisco é inicialmente temporária, pelo período de 30 dias a contar da data da prisão, podendo ser prorrogada.
O inquérito policial está em andamento, já que agora, além das cinco mortes ocorridas este ano, Francisco passou a ser suspeito da morte de outros dois filhos de Francisca, ocorridas no ano passado. Os dois meninos, de 7 e 8 anos, também morreram envenenados com o mesmo tipo de veneno.
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 30/04/2024 – Trabalhadores usam ônibus em deslocamento na volta para casa, na região da Praça Tiradentes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PCPI/Divulgação Parnaíba (PI), 06/01/2025 - Carro do IML da Polícia Civil que acompanha o caso do envenenamento de pessoas. Foto: PCPI/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 18/11/2024 – Pessoas saõ vistas com seus guarda chuvas durante chuvana Esplanada dos Ministérios.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Palmas (TO) - Indígenas brasileiros fazem cursos de informática na](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Militar SP/Divulgação Brasília (DF), 20/01/2025 - Armas de bolinhas de gel. Foto: Polícia Militar SP/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)