Concessão da BR-381 prevê R$ 10 bi em investimentos
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 22/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva acompanhado do ministro dos Transportes Renan Filho, participa, no Palácio do Planalto, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão de um trecho da BR-381, em Minas Gerais. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Mais de 300 quilômetros da BR-381, em Minas Gerais, serão administrados por uma empresa privada, em concessão de 30 anos, com investimentos de R$ 10 bilhões. É o que prevê o contrato assinado pelo presidente Lula, nesta quarta-feira, para a concessão pública do trecho conhecido como “rodovia da morte”. Ela é considerada importante para o escoamento de produtos industriais que atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais.
Durante a assinatura, no Palácio do Planalto, Lula comemorou as mudanças nesse tipo de leilão, que antigamente obrigava as empresas a pagar ao governo, a chamada outorga, para ter direito à concessão. Segundo o presidente, a medida é para baratear os pedágios.
O trecho que vai passar por mudanças começa na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, e segue até Governador Valadares, no mesmo estado. A BR-381 ainda interliga Minas Gerais, São Paulo e o Espírito Santo. Com isso, recebe um intenso fluxo de caminhões, ônibus e veículos leves.
Além disso, o percurso é sinuoso e de pista simples em grande parte da rodovia que, segundo o governo, tem baixa manutenção da estrutura e ausência de iluminação e sinalização.
Também no evento, o ministro dos Transportes, Jader Filho, disse que o governo realizou, em dois anos, nove leilões de rodovias, e pretende fazer mais.
Para assinar o contrato de concessão da BR-381, o governo ainda levou em conta os números da Polícia Rodoviária Federal, que registrou quase 4 mil acidentes no trecho, durante cinco anos. Quatrocentos e vinte deles foram fatais.
A BR-381 abrange 21 cidades de Minas Gerais e, no primeiro ano, a Concessionária Nova não vai cobrar pedágio. Depois disso, segundo o governo, será fornecido o chamado Desconto para Usuários Frequentes, para quem passa pela rodovia diversas vezes por mês, a exemplo dos que moram e trabalham em cidades próximas.
Com a concessão, o governo espera beneficiar quatro milhões de pessoas que vivem na região e gerar mais de 80 mil empregos diretos e indiretos. A partir do contrato, serão feitas 51 mudanças, incluindo a duplicação de mais de 100 quilômetros de rodovia, faixas adicionais, áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e passarelas para a travessia de pedestres.
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