Instituições se unem para prevenir gravidez na adolescência
![Arquivo/MDS Referentes ao período de 2006 a 2015, os dados tornam o Brasil o sétimo da América do Sul no quesito taxa de gravidez adolescente](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A cada meia hora, uma adolescente de 10 a 14 anos se torna mãe no Brasil. E a cada uma hora, nascem 48 bebês, filhos de mães adolescentes. Os dados são alarmantes, mas a boa notícia é que esses números estão caindo se comparados ao restante do mundo. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, ao divulgar esses dados, informou que eles têm despertado o interesse de entidades civis que, em parceria com o Ministério da Saúde, criaram estratégias para enfrentar o problema.
Uma delas é a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. Começa nesse sábado e vai até 8 de fevereiro. E a intenção é disseminar medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
Outra iniciativa, segundo a coordenadora nacional de Atenção à Saúde dos Adolescentes e Jovens, Denise Ocamos, é ampliar o acesso de jovens à atenção primária, com a oferta de métodos contraceptivos.
Denise Ocamos citou, ainda, a rede Alyne, importante para a redução e o enfrentamento da mortalidade materna.
Já Rosana Maria dos Reis, professora da faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto e presidente da Ação Nacional de Ginecologia, chama atenção para a necessidade de uma política nacional que reduza os números da gestação na adolescência, principalmente nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, onde as taxas são mais elevadas.
Paula Eloá Mendes Ferreira, hoje com 32 anos, foi mãe aos 14 anos. Ela disse que foi um desafio, mesmo tendo ajuda dos pais e dos avós paternos do bebê. E que teve que trabalhar mais cedo.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a média de idade da primeira relação sexual no Brasil é de 14,9 anos. Quanto mais cedo começa a vida sexual, maiores são os riscos de contaminação por infecções sexualmente transmissíveis e de gravidez precoce.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Carteira de trabalho digital.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/MDS Referentes ao período de 2006 a 2015, os dados tornam o Brasil o sétimo da América do Sul no quesito taxa de gravidez adolescente](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edgard Garrido/Reuters/Direitos reservados Protesto contra o feminicídio e violência contra mulheres.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/EBC como vídeos e comentários postados na internet podem influenciar os interesses e comportamentos individuais](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Agência Petrobras gás natural](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)