Novo edital do CNU deve sair até o fim de março
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 05/02/2025 - A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, dá entrevista ao programa Bom dia, Ministra. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O edital para o novo Concurso Nacional Unificado (CNU) deve sair até o final de março. E as provas, em agosto. A previsão é da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
Esse novo edital não vai contemplar, segundo a ministra, as mesmas carreiras do primeiro CNU, que teve os resultados divulgados nessa terça-feira (4). Serão novas carreiras, ligadas à Defesa, Justiça, Segurança e também voltadas para o Desenvolvimento Socioeconômico e regional.
Isso porque a primeira edição do chamado Enem dos Concursos ainda vai estar valendo. Ele tem validade de um ano prorrogável por mais um.
Nessa terça-feira, o Ministério da Gestão e Inovação fez um balanço dos aprovados e, ao participar do programa Bom Dia, Ministra da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Esther Dweck, considerou que o concurso foi bem sucedido na missão de ampliar a diversidade no serviço público.
Um terço dos aprovados são pessoas negras, indígenas ou com deficiência. São 24,5% de negros, 2,29% de indígenas e 6,79% de pessoas com deficiência.
63% são do gênero masculino e de 37% são mulheres. E quase metade dos aprovados, 46%, têm entre 25 e 35 anos. Inclusive, um candidato aprovado tem 17 anos. Vai precisar fazer 18 para assumir o cargo.
E sobre as opções, 76% passaram em uma das três primeiras escolhas, mas teve uma pessoa que foi aprovada na opção de número 28! A ministra Esther Dweck explica os próximos passos.
“Quem não passou na primeira, estão no cadastro de reserva das outras opções acima da que ela passou. Então elas ainda podem ser chamadas”.
E um lembrete importante: os 2.305 candidatos que estão na primeira lista de convocados para o curso de formação só têm até esta quarta-feira (5) para confirmar a participação obrigatória nessa fase. Quem não confirmar, está fora do páreo. Eliminado automaticamente.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Itaboraí (RJ) - Hospital Tavares Bastos, local já serviu de hospital-colônia durante a época do isolamento compulsório das pessoas com hanseníase e, ainda hoje, é residência para dezenas de pacientes e ex-pacientes (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/02/2025 - Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário do STF. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Daiane Mendonça/SECOM RO FORÇA NACIONAL - Lewandowski autoriza uso de Força Nacional em terra indígena em Rondônia. Foto: Daiane Mendonça/SECOM RO](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 05/02/2025 - A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, dá entrevista ao programa Bom dia, Ministra. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 30/01/2025 - Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta quinta-feira (30), Lula cobrou seriedade dos países que assumiram esse compromisso e lembrou do papel importante que a população local da Amazônia terá para a manutenção da floresta em pé.
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)