logo Agência Brasil
Economía

Preços de produtos podem variar até 140% no carnaval do Rio de Janeiro

Procon orienta que consumidores pesquisem antes de comprar
Baixar
Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional
20/02/2025 - 20:50
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 10/02/2024 – Vendedores ambulantes no blocos de carnaval no centro da cidade. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Os itens mais procurados no período de carnaval registram variação de preço que pode chegar a quase 140% no Rio de Janeiro. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) estadual, com 46 itens pesquisados entre os dias 04 e 12 de fevereiro.

Na lista, estão produtos como maquiagem, protetor solar, repelente, itens para churrasco, como carnes, linguiça e asa de frango, além de bebidas alcóolicas, energéticos, água e refrigerante.

A cartela com pedras adesivas, usadas para compor fantasias, chegou a variar 139,8%. Outro produto com grande diferença de preço é o repelente de uma mesma marca, que registrou variação de quase 113% entre estabelecimentos. A água mineral de uma marca específica teve diferença de 73,55% e a picanha apresentou uma variação de mais de 57%. 

O Procon orienta que os consumidores pesquisem antes de comprar. E, no caso de produtos alimentícios, é importante também conferir a data de validade e a condição das embalagens.