logo Agência Brasil
Política

Lula cumprimenta Merz por vitória na Alemanha

Eleição ocorre em "momento de grande sensibilidade geopolítica global"
Baixar
Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional
24/02/2025 - 11:54
Brasília
German conservative candidate for chancellor and Christian Democratic Union (CDU) party leader Friedrich Merz, flanked by Bavarian state premier and leader of the Christian Social Union (CSU) Markus Soeder, speaks after the exit poll results are announced for the 2025 general election, in Berlin, Germany, February 23, 2025. REUTERS/Fabrizio Bensch/ Reprodução proibida
© REUTERS/Fabrizio Bensch/ Reprodução proibida

O presidente Lula cumprimentou, nesta segunda-feira (24), o alemão Friedrich Merz e o partido União Democrata Cristã (UDC) pela vitória nas eleições da Alemanha.

O partido é conservador e foi o mais votado. Com isso, Merz vai assumir o comando do governo federal alemão.

Em nota, Lula afirmou que a eleição acontece “em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos”.

O presidente brasileiro disse que a Alemanha “é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos”.

Lula afirmou que os dois países têm histórico na ação por reformas na governança global e acredita que continuarão trabalhando juntos por uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos. Acrescentou que o Acordo entre o Mercosul e a União Europeia e a realização da COP30 no Brasil são caminhos facilitadores desse processo.