Chinesa quebra o recorde mundial da marcha atlética de 20 km

Yang Jiayu, de 25 anos, alcançou o feito no campeonato nacional chinês

Publicado em 20/03/2021 - 17:15 Por Arvind Sriram e Shrivathsa Sridhar - Bengaluru (Índia)

A ex-campeã mundial Yang Jiayu quebrou o recorde mundial e venceu a prova de 20 quilômetros da Marcha Atlética no campeonato nacional chinês da categoria em Huangshan neste sábado, na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam em julho. 

Mais cedo durante o dia, o chinês Wang Kaihua produziu o terceiro melhor tempo da história na prova de 20km masculina e garantiu seu lugar em Tóquio. 

Yang, de 25 anos, tirou 49 segundos da marca anterior estabelecida por sua compatriota Liu Hong em 2015, terminando com um tempo de uma hora, 23 minutos e 49 segundos.

"Eu caminhei em um ritmo muito rápido nas primeiras fases da prova. Os últimos três quilômetros foram os mais difíceis... um desafio para o meu corpo", disse Yang.

A campeã mundial e olímpica Liu também melhorou seu recorde anterior, terminando em segundo lugar com uma hora, 24 minutos e 27 segundos de prova, marcando a primeira vez em que mais de uma mulher terminou a prova abaixo da marca de uma hora e 25 minutos. 

Qieyang Shijie também aprimorou seu melhor tempo pessoal e finalizou a prova com uma hora, 24 minutos e 45 segundos. As três primeiras colocadas irão representar a China nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Últimas notícias