Hoje é Dia: semana celebra artistas, água e saúde

Confira datas marcantes entre 20 e 26 de março de 2022

Publicado em 20/03/2022 - 09:02 Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter Agência Brasil - Brasília

O Hoje é Dia desta semana destaca o 20 de março. Este é o dia de nascimento de artistas brasileiros que deixaram legado em diferentes campos, épocas e estilos. O ator gaúcho Paulo José, por exemplo, completaria, neste domingo, 85 anos de idade. Ele morreu em agosto do ano passado. O escritor e artista plástico Menotti Del Picchia nasceu há 130 anos. A cantora Nora Ney faria o seu centenário (leia mais na Agência Brasil) nesta data.

Ainda neste dia 20, é tempo de lembrar da arquiteta Lina Bo Bardi (naturalizada brasileira), que morreu há 30 anos. Para saber mais sobre esses artistas, o acervo da Empresa Brasil de Comunicação disponibiliza relíquias.

Um exemplo é o material disponível no Programa Recordar é TV (2019). As imagens resgatadas são de 1978, exibidas originalmente pelo programa Os Mágicos. O ator Paulo José, de Lavras do Sul, relembra o início da carreira, como venceu a inibição e construiu os primeiros personagens.

O artista é conhecido como alguém que ajudou a renovar a dramaturgia na televisão brasileira.

A carreira de Paulo José inclui 39 filmes, 21 novelas, 25 minisséries, 31 peças e 22 montagens como diretor. Embora seja gaúcho, Paulo José, como destacam reportagens da EBC, começou no Teatro de Arena, em São Paulo, onde atuou como contrarregra, assistente de direção, produtor, diretor musical, cenógrafo, figurinista e, só depois, ator (a partir de 1961, com a peça Testamento de um cangaceiro).

ator Paulo José
Hoje é Dia - ator Paulo José - 10/09/2013/Arquivo Fernando Frazão/Agência Brasil

No cinema, o primeiro filme foi O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade (em 1965). Entre os seus trabalhos de destaque, o ator trabalhou em obras consagradas, como Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, e Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos Oliveira.

Na televisão, foram 20 produções, entre telenovelas e minisséries. Foi também diretor de trabalhos como Agosto (1993), adaptação do romance de Rubem Fonseca sobre fatos relacionados à morte de Getúlio Vargas; Memorial de Maria Moura (no ano seguinte), baseada na obra de Rachel de Queiroz (saiba mais sobre a escritora); e Incidente em Antares (1994), adaptação do livro de Erico Veríssimo.

A Longa Viagem

Outro artista célebre nascido nesta data é o escritor paulista Paulo Menotti Del Picchia (1892 - 1988), um nome de destaque da Semana de Arte Moderna de 1922 (confira material especial sobre o tema). Del Picchia foi autor, por exemplo, de A Longa Viagem (1972), que trata de revoluções, guerras e também sobre os avanços das tecnologias durante o século 20.

A obra foi destaque do Memória Rádio MEC, que você pode ouvir aqui.

Confira no Programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil especial sobre a Semana de Arte Moderna.

Neste dia 20, também, é dos 30 anos da perda da arquiteta Lina Bo Bardi, que nasceu na Itália, mas se radicou e amou o Brasil. Ela criou o prédio do Museu de Arte de São Paulo, por exemplo. Para saber mais da artista que incorporou a brasilidade em sua cidadania e também em sua obra, uma referência é a biografia escrita por Francesco Perrotta-Bosch, que explicou em entrevista em entrevista ao Arte Clube que Lina amava a nova terra.

Nossa água

Nesta semana, ainda, uma data marcante é a terça-feira (22), Dia Mundial da Água. Reportagens e programas da EBC têm, de forma recorrente, chamado a atenção sobre a necessidade de proteção a esse bem precioso.

Em 2018, a Agência Brasil publicou uma série de dez reportagens com o título de Vidas Secas no País das Águas, que foram ao ar por ocasião do Fórum Mundial da Água, realizado em março daquele ano. O nome do especial tem relação com os 80 anos do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Os materiais jornalísticos trazem panoramas históricos, problemáticas, contrastes, desafios e soluções diante dos temas complexos relacionados ao abastecimento de água no país. As reportagens foram reconhecidas em dois prêmios de jornalismo (um da Massey Fergusson e outro da Agência Nacional de Águas).

Confira aqui o conteúdo

O Programa Caminhos da Reportagem dedicou edições especiais sobre a situação das águas no Brasil. Em episódio veiculado em 2015, a equipe mostrou como era a situação da qualidade de rios e córregos no Brasil, e qual o papel de cada um de nós para essa preservação.

 

 

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

20 a 26 de Março de 2022
20

Nascimento do atleta paulista Tetsuo Okamoto (90 anos) - primeiro atleta a ganhar uma medalha olímpica na história da natação brasileira

Nascimento do ator gaúcho Paulo José (85 anos)

Nascimento do poeta, escritor e pintor paulista Menotti Del Picchia (130 anos)

Nascimento da cantora e compositora fluminense Nora Ney (100 anos) - grande nome do samba-canção, foi contratada da Rádio Nacional nos anos 50

Nascimento do cineasta estadunidense Spike Lee (65 anos)

Morte da arquiteta italiana Lina Bo Bardi (30 anos)

Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) e Equinócio de Outono (hemisfério Sul) - em várias culturas nórdicas ancestrais, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã

Dia Internacional da Francofonia - o objetivo dessa data é a promoção de atividades diversas para difundir e divulgar a cultura francesa

Dia Internacional da Felicidade

21

Morte de Pocahontas (405 anos) - a figura histórica que originou o mito e suas adaptações artísticas

Dia Internacional da Cor

Dia Internacional das Florestas

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Mundial da Poesia - data criada na 30a Conferência Geral da Unesco

22

Ataque de Westminster (05 anos) - terrorista britânico Khalid Masood atropela pedestres na ponte de Westminster, matando quatro pessoas e ferindo mais de 50

Dia Mundial da Água

23

Nascimento do escritor gaúcho Moacyr Scliar (85 anos)

Nascimento do compositor e pianista paulista Osvaldo Lacerda (95 anos)

Nascimento da nadadora baiana Ana Marcela Cunha (30 anos) - conquistou medalha de ouro na Maratona Aquática das Olimpíadas de Tóquio

Morte do humorista e ator brasileiro Chico Anysio (10 anos)

Dia Mundial da Meteorologia

24

Morte do cantor mineiro João Mineiro (10 anos) - formou por 18 anos a dupla João Mineiro e Marciano

Nascimento do artista plástico fluminense Zéllo Visconti (80 anos)

Morte do produtor e executivo de televisão Walter Clark (25 anos) - foi diretor da TV Educativa do Rio de Janeiro nos anos 1990

Dia da União dos Povos Latino-Americanos

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

25

Morte do futebolista brasileiro Oswaldo Silva, o Baltasar (25 anos)

Nascimento do compositor italiano Arturo Toscanini (155 anos)

Nascimento do diretor de televisão paulista Reynaldo Boury (90 anos)

Nascimento da cantora e compositora estadunidense Aretha Franklin (80 anos)

Nascimento do cantor e compositor inglês Elton John (75 anos)

Formação da Comunidade Econômica Europeia (65 anos)

Dia Nacional da Comunidade Árabe

26

Morte do compositor Ludwig van Beethoven (195 anos)

Hora do Planeta (data móvel) - último sábado de março de cada ano

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias