História Hoje: Conheça a trajetória do artista Athos Bulcão

Publicado em 31/07/2015 - 07:24 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Há sete anos morria em Brasília, Athos Bulcão. Artista de rara sensibilidade foi pintor, escultor e desenhista. Deixou sua marca inconfundível na construção da  apital da República.

 

Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de julho de 1918. Ainda jovem deixou o curso de medicina para se dedicar as artes visuais.

 

Sua primeira exposição individual aconteceu em 1944 na inauguração da sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil na capital carioca. Tornou se amigo de Burle Marx, Calros Scliar e Bianco.

 

Como a arte lhe rendia poucos recursos, ingressou no Serviço de Documentação do Ministério da Educação onde fez ilustração de catálogos, e livros, entre eles, o Encontro Marcado e A Cidade Vazia do mineiro Fernando Sabino.

 

Com o trabalho consagrado passou também a desenhar capas para as revistas Brasil Arquitetura e Módulos de Arquitetura, além de cenários de peças teatrais.

 

Inquieto, em 1952 começou a recortar imagens fotográficas de origens diversas e montou novos conjuntos por ele fotografados. Suas fotomontagens surpreendem pela lógica que surgem das imagens associadas.

 

Em 1958, com a transferência da capital para Brasília, a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, foi requisitado do MEC para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Foi a oportunidade que esperava. Com essa parceria se tornou um dos principais artistas a desenvolver uma obra de arte integrada a Arquitetura.

 

Sua obra está ligada aos espaços públicos, entre murais, painéis e relevos para os edifícios do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Palácio do Itamaraty, Palácio do Jaburu, Memorial Juscelino Kubitschek, Capela do Palácio da Alvorada, Hospital Sarah Kubistchek e outros.

 

Em seus azulejos destacam-se a modulação e o grafismo habilmente criados com base nas formas geométricas.

 

Athos Bulcão recebeu vários prêmios e condecorações pelo conjunto da obra, como a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 1995.

 

Faleceu em 2008, aos 90 anos de idade, no Hospital Sarah Kubitschek em Brasília, devido a complicações do mal de Parkinson.

Últimas notícias
Política

Glauber Braga expulsa membro do MBL da Câmara; Kataguiri se pronuncia

A confusão ocorreu no corredor das comissões, local de muito movimento, ainda mais numa terça-feira. E foi parar do lado de fora. Depois da confusão, Glauber Braga justificou.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ recorre de decisão que concedeu prisão domiciliar a padre

No último dia 26 de março o padre Alexandre Paciolli foi denunciado pelos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável cometidos contra uma mesma mulher, em agosto de 2022 e janeiro de 2023, em Nova Friburgo.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça restitui mandato a presidente de conselho da Petrobras

Pietro Adamo Sampaio Mendes vai reassumir a presidência do Conselho de Administração da Petrobras.

Baixar arquivo
Justiça

CNJ anula afastamento da juíza Gabriela Hardt

No caso de Gabriela Hardt, uma decisão assinada em 2019, autorizou o repasse de cerca de R$ 2 bilhões resultantes de acordos de delação firmado com os investigados para um fundo que seria gerido pela força-tarefa da Lava Jato. No entendimento do corregedor, os recursos não poderiam ser transferidos para esse fundo.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PGR interrogar representantes da rede X no Brasil

A Procuradoria-Geral da República quer saber dos representantes do X no Brasil, se foi Musk quem determinou a publicação de postagens em perfis suspensos por determinação judicial. 

Baixar arquivo
Esportes

Resultados do Brasileirão e os jogos desta Quarta-feira

Nesta quarta mais sete partidas. Grêmio e Athletico Paranaense se enfrentam na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Bragantino recebe o Vasco da Gama, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Atlético Mineiro e Criciúma jogam na Arena MRV, em Belo Horizonte. 

Baixar arquivo