Discussão sobre concessão de gestão de escolas públicas chega ao STF

Publicado em 07/06/2024 - 14:22 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A discussão entre grupos favoráveis e contrários ao projeto do governo do Paraná de conceder a gestão de escolas públicas estaduais à iniciativa privada chega ao Supremo Tribunal Federal.

A ideia de provocar a suprema corte partiu de nove deputados estaduais contrários ao projeto, depois da aprovação do Programa Parceiro da Escola pelo legislativo paranaense, e a sanção, pelo governador Ratinho Junior.

Entre as argumentações está a tramitação da matéria na Assembleia Legislativa, que não passou pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Isso é necessário para verificar se atende a Lei de Responsabilidade Fiscal, as leis de Diretrizes Orçamentárias e ainda a Lei Orçamentária Anual do Estado.

Para os deputados que provocaram o Supremo, a gestão privada das escolas públicas significa a terceirização do sistema, e vai prejudicar a autonomia e a liberdade do professor em sala de aula.

Além disso, o processo acontece sem a participação da sociedade e não acompanha a Lei de Diretrizes de Base da Educação.

O governo do Paraná disse entender que o projeto é constitucional e que não se trata de uma privatização nem terceirização da atividade-fim, já que a gestão pedagógica segue totalmente a cargo do estado. Acrescentou que não há interferência na liberdade de cátedra ou mudança sobre concursos públicos de professores e citou a convocação de mais de dois mil professores aprovados em concurso público neste ano.

Sobre esse ponto, a deputada Ana Júlia, do PT,  informou que estão sendo contratados professores para suprir o quadro. Ela citou a Escola Anibal Khury Neto, que conta, atualmente, com 14 professores concursados e 27 terceirizados.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Câmara aprova urgência de PL que equipara aborto ao crime de homicídio

O projeto de lei prevê pena de homicídio simples para aborto após 22 semanas de gestação, inclusive nos casos de gravidez resultante de estupro.

Baixar arquivo
Justiça

Saldo do FGTS precisa repor a inflação, define STF

O Supremo Tribunal Federal definiu que a correção do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço precisa garantir a cada ano, no mínimo, a reposição do índice oficial de inflação, o IPCA. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil: trabalho infantil cresce 25% entre crianças mais novas

Trabalho infantil entre crianças de 5 a 9 anos cresceu de 106 mil em 2016 para 132 mil em 2022. É mais frequente entre pessoas negras e na região Norte do País. Levantamento é do  Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta os Estados Unidos no último amistoso para Copa América

A seleção deve ir a campo com: Bento, Danilo, Marquinhos, Beraldo e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Jr e Raphinha.

Baixar arquivo
Economia

Conab vai mudar regras para novo leilão de arroz, diz ministro

O ministro da Agricultura e Pecuária disse que a metodologia usada no leilão para a compra de 300 mil toneladas de arroz não foi eficiente e que a Conab vai assumir a responsabilidade de habilitar participantes. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lula volta a defender a exploração de petróleo na Margem Equatorial

Presidente Lula disse que é favorável à exploração de petróleo na região da costa brasileira que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá, região considerada rica em biodiversidade. Lula também prometeu discutir a desiguladade na Conferência da OIT, que começa nesta quinta-feira (13), na Suiça. 

Baixar arquivo