logo Radioagência Nacional
Geral

Novo sistema de captação do DF vai aumentar oferta de água em 30%

Baixar
Katiana Rabelo
09/04/2015 - 16:31
Brasília

As obras do sistema para abastecer o Distrito Federal e o Entorno com água de Corumbá IV vão ser retomadas. A ordem de serviço para reinício dos trabalhos foi assinada nesta quinta-feira pelos governos do DF e do estado de Goiás.

 

Com esse sistema, a previsão é que em dois anos, a oferta de água no Distrito Federal vai aumentar em 30 por cento.


A água de Corumbá IV vai ser usada pela população de Águas Claras, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Taguatinga.

 

Segundo a Caesb, o Sistema Corumbá vai permitir que a água da Barragem do Descoberto seja usada em outras cidades, possibilitando a regularização de abastecimento em regiões como Vicente Pires, Arniqueiras, Pôr do Sol e Sol Nascente.


Moradores do Entorno Sul também devem receber água do Corumbá. O sistema será usado para abastecer Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.


O governador Rodrigo Rollemberg destacou que essa não é a única medida adotada para evitar desabastecimento. Rollemberg anunciou o lançamento de edital para contratar empresa que vai captar água do Lago Paranoá que será consumida por moradores do Distrito Federal.

 

Sonora

 

As obras do Sistema Corumbá preveem a construção de uma adutora, uma subestação de tratamento e da rede de distribuição de água. Elas devem ficar prontas em 2016.

 

O valor estimado é de em 104 milhões de reais. O investimento do GDF vai ser de 85 milhões de reais, provenientes de financiamento com a Caixa Econômica Federal. O restante da obra vai ser pago pelo governo goiano.

x