Novo sistema de captação do DF vai aumentar oferta de água em 30%

Publicado em 09/04/2015 - 16:31 Por Katiana Rabelo - Brasília

As obras do sistema para abastecer o Distrito Federal e o Entorno com água de Corumbá IV vão ser retomadas. A ordem de serviço para reinício dos trabalhos foi assinada nesta quinta-feira pelos governos do DF e do estado de Goiás.

 

Com esse sistema, a previsão é que em dois anos, a oferta de água no Distrito Federal vai aumentar em 30 por cento.


A água de Corumbá IV vai ser usada pela população de Águas Claras, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Taguatinga.

 

Segundo a Caesb, o Sistema Corumbá vai permitir que a água da Barragem do Descoberto seja usada em outras cidades, possibilitando a regularização de abastecimento em regiões como Vicente Pires, Arniqueiras, Pôr do Sol e Sol Nascente.


Moradores do Entorno Sul também devem receber água do Corumbá. O sistema será usado para abastecer Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.


O governador Rodrigo Rollemberg destacou que essa não é a única medida adotada para evitar desabastecimento. Rollemberg anunciou o lançamento de edital para contratar empresa que vai captar água do Lago Paranoá que será consumida por moradores do Distrito Federal.

 

Sonora

 

As obras do Sistema Corumbá preveem a construção de uma adutora, uma subestação de tratamento e da rede de distribuição de água. Elas devem ficar prontas em 2016.

 

O valor estimado é de em 104 milhões de reais. O investimento do GDF vai ser de 85 milhões de reais, provenientes de financiamento com a Caixa Econômica Federal. O restante da obra vai ser pago pelo governo goiano.

Últimas notícias
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo