Projeto sobre previdência de servidores prevê unidade gestora

Publicado em 29/10/2023 - 17:38 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal pretende concluir até o fim deste ano projeto sobre a gestão da previdência social dos servidores públicos da União, que será submetido ao Congresso Nacional.

A informação foi confirmada pelo Ministério da Gestão e Inovação à Rádio Nacional.

Atualmente, cerca de 160 mil aposentados e pensionistas da administração direta são atendidos por departamento vinculado ao Ministério da Gestão. Para os servidores da administração indireta,autarquias e fundações, havia previsão de migração para o INSS, mas essas migrações foram suspensas, por decreto, na última semana.

Meri Lucas, secretária adjunta de Relações do Trabalho, do Ministério da Gestão, explica que porque.

A representante do Ministério da Gestão informou, também, que o governo propõe construir uma unidade gestora única para cuidar do regime próprio de previdência dos servidores.

De acordo com Meri Lucas, o projeto que pretende reorganizar a gestão do benefício do funcionalismo é prioritário.

O decreto que suspende a centralização da concessão de aposentadorias e pensões dos servidores federais no INSS vale até o fim de 2024.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo