Sinovac Biotech diz que incidente no Brasil não tem relação com vacina

Afirmação foi feita depois de suspensão dos testes pela Anvisa

Publicado em 10/11/2020 - 12:34 Por Paloma Varón, da Rádio França Internacional - Paris

A Agência de Vigilância Sanitária suspendeu os testes clínicos da vacina experimental chinesa contra o coronavírus após um grave incidente observando em um voluntário, mas o laboratório chinês disse, nesta terça-feira (10), que está confiante na segurança de seu produto.

A suspensão da Coronavac ocorreu no mesmo dia em que a gigante norte-americana Pfizer anunciou que sua vacina contra o coronavírus havia alcançado 90% de eficácia.

A Anvisa decidiu interromper os ensaios clínicos da vacina após um grave incidente no Brasil, ocorrido no dia 29 de outubro. Ela não detalhou o que aconteceu, mas adiantou que, nesse tipo de incidente, pode ocorrer morte, efeitos colaterais fatais, incapacidade grave e outros eventos clinicamente significativos.

O Isntituto Butantan, que coordena os testes com a Coronavac no Brasil, disse que ficou surpreso com a decisão e deve dar uma coletiva de imprensa ainda hoje.

Em nota, o laboratório chinês Sinovac Biotech, que produz a Coronavac, disse que o incidente em questão no Brasil não tem relação com a vacina.

As vacinas candidatas Pfizer e Sinovac estão na fase 3 de testes, a última antes de receber o sinal verde das autoridades regulatórias.

Ambas estão sendo testadas no Brasil, o segundo país mais enlutado com a pandemia, com mais de 162 mil mortes.

 

Ouça Mais

Anvisa suspende estudos clínicos com a Coronavac

Coronavac: Anvisa autoriza compra de insumos para 40 milhões de doses

Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da Coronavac

Anvisa recebe solicitação de pesquisa para vacina russa Sputnik V

CNS recomenda medidas para garantir vacina contra coronavírus

Pfizer diz que vacina contra covid-19 é 90% eficaz

Pesquisadores do Ceará estudam vacina veterinária contra Covid-19

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Cuiabá e Fluminense fecham rodada do Brasileirão nesta segunda

A rodada 21 do Brasileirão vai se completar, nesta segunda, às 20h, com Cuiabá x Fluminense. A partida irá acontecer, na Arena Pantanal.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro lança plataforma para controle de acidentes de trânsito

Com gráficos, mapas e tabelas dinâmicas, a plataforma ISPTrânsito possibilita a consulta de cidades e ruas com maior número de acidentes, por exemplo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Petrobras quer neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira, sua ambição em atingir a neutralidade das emissões nas atividades sob seu controle, em prazo compatível com o estabelecido no Acordo de Paris.

Baixar arquivo
Geral

Apagão no RJ e MG não tem relação com a crise hídrica, diz ONS

A ocorrência afetou cerca de 60 cidades de Minas Gerais e 13 municípios do Rio. Operador Nacional do Sistema Elétrico informa que na noite do último sábado (18) houve um desligamento total da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor.

Baixar arquivo
Economia

Renda do transporte urbano caiu R$16 bi entre março/2020 e junho/2021

O número de passageiros que usam o transporte coletivo urbano está em cerca de 60% dos níveis pré-pandemia, revelou levantamento Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, a NTU.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: municípios com mais dependentes do SUS registraram menos mortes

A conclusão está na pesquisa “IVM - Índice de Vulnerabilidade Municipal de 2021-COVID19”, desenvolvida pelo Instituto Votorantim e pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Baixar arquivo