Sinovac Biotech diz que incidente no Brasil não tem relação com vacina

Afirmação foi feita depois de suspensão dos testes pela Anvisa

Publicado em 10/11/2020 - 12:34 Por Paloma Varón, da Rádio França Internacional - Paris

A Agência de Vigilância Sanitária suspendeu os testes clínicos da vacina experimental chinesa contra o coronavírus após um grave incidente observando em um voluntário, mas o laboratório chinês disse, nesta terça-feira (10), que está confiante na segurança de seu produto.

A suspensão da Coronavac ocorreu no mesmo dia em que a gigante norte-americana Pfizer anunciou que sua vacina contra o coronavírus havia alcançado 90% de eficácia.

A Anvisa decidiu interromper os ensaios clínicos da vacina após um grave incidente no Brasil, ocorrido no dia 29 de outubro. Ela não detalhou o que aconteceu, mas adiantou que, nesse tipo de incidente, pode ocorrer morte, efeitos colaterais fatais, incapacidade grave e outros eventos clinicamente significativos.

O Isntituto Butantan, que coordena os testes com a Coronavac no Brasil, disse que ficou surpreso com a decisão e deve dar uma coletiva de imprensa ainda hoje.

Em nota, o laboratório chinês Sinovac Biotech, que produz a Coronavac, disse que o incidente em questão no Brasil não tem relação com a vacina.

As vacinas candidatas Pfizer e Sinovac estão na fase 3 de testes, a última antes de receber o sinal verde das autoridades regulatórias.

Ambas estão sendo testadas no Brasil, o segundo país mais enlutado com a pandemia, com mais de 162 mil mortes.

 

Ouça Mais

Anvisa suspende estudos clínicos com a Coronavac

Coronavac: Anvisa autoriza compra de insumos para 40 milhões de doses

Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da Coronavac

Anvisa recebe solicitação de pesquisa para vacina russa Sputnik V

CNS recomenda medidas para garantir vacina contra coronavírus

Pfizer diz que vacina contra covid-19 é 90% eficaz

Pesquisadores do Ceará estudam vacina veterinária contra Covid-19

 

Últimas notícias
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo