Ibram lança plataforma para acesso online a museus de todo o país

Publicado em 19/01/2024 - 18:20 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou nesta sexta-feira (19) a plataforma MuseusBr, com documentos relacionados à análise de informações sobre os museus brasileiros. Uma forma de apresentar mais a fundo a diversidade histórica e de acervo desses espaços culturais. Durante o evento, realizado no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou a importância da iniciativa.

Na plataforma, é possível verificar informações como o número de museus por estado e os tipos de instituições, como clássico, jardim zoológico ou ecomuseu. É possível ainda ter acesso a trabalhos acadêmicos sobre as instituições e escolher um museu a ser visitado por meio de um filtro temático, com opções para antropologia e arqueologia, história e artes.

A ministra também destacou o valor do patrimônio cultural brasileiro.

Durante o lançamento, em que foi comemorado também os 15 anos do Ibram, a presidente do instituto, Fernanda Castro, reforçou os impactos gerados pelos museus.

O lançamento também contou com a divulgação da logomarca referente aos 15 anos do Instituto. Para conhecer a nova plataforma acesse cadastro.museus.gov.br.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de segunda e próximas partidas de futebol

Pela Copa do Brasil jogam, nesta terça-feira (30), Bahia x Criciúma, Operário x Grêmio e Atlético Mineiro x Sport.

Baixar arquivo
Geral

Haddad: desoneração da folha traz risco de nova reforma da Previdência

No fim do ano passado, o Congresso aprovou o projeto que prorrogava até 2027 a desoneração. Esse projeto troca a contribuição previdenciária - que é 20% da folha de pagamento - por uma alíquota entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta de empresas de 17 setores.

Baixar arquivo
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo