Relator da Reforma Tributária vai propor redução de tributos sobre consumo

Reforma Tributária

Publicado em 07/08/2017 - 08:44 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Reforma Tributária, em análise no Congresso Nacional, prevê a manutenção da atual carga de impostos cobrados no país, mas com redução dos tributos sobre o consumo. Outras fontes devem compensar as diminuições propostas. Além das reformas política e da Previdência, a reforma tributária deve mobilizar Brasília neste segundo semestre.

 

O relator do texto. Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) calcula que a PEC possa ser colocada em votação na Câmara, em setembro. Segundo ele, a proposta prevê o fim de 10 impostos (ICMS, IPI e IOF), que seriam substituídos por dois tributos nacionais. O texto mantém impostos patrimoniais, como IPTU e IPVA e faz mudanças no Imposto de Renda.

 

O deputado diz que a proposta dele é zerar as cobranças sobre remédios e alimentação, reduzindo a tributação sobre o consumo. O modelo seria o europeu.

 

Sonora: “Lá eles cobram mais sobre a renda e a propriedade e menos sobre o consumo. Hoje, o consumidor brasileiro com renda de dois salários-mínimos para 53% de impostos, segundo estudo do Ipea de 2008. então, nós matamos o poder de consumo do consumidor.”

 

Máquinas e equipamentos e a exportação também teriam arrecadação zero de impostos. Segundo o relator da proposta, os tributos que hoje são cobrados desses produtos ou serviços seriam alocados para outras fontes que ainda precisam ser definidas.

 

Luiz Carlos Hauly disse que foi descartada a criação de uma espécie de nova CPMF para substituir parte das alíquotas do INSS, mas que ainda busca alguma alternativa. O objetivo é manter a atual carga tributária e evitar qualquer perda para União, estados e municípios. O projeto pode ir a consulta pública neste mês.

Últimas notícias
Política

Senadores gaúchos lideram comissão externa para reconstrução do RS

Comissão, Dilson, boa tarde a todos, que é liderada pelos três senadores gaúchos. Paulo Paim, Hamilton Mourão e Irineu Orth.

Baixar arquivo
Geral

Alagamentos no RS: gaúchos vão até Santa Catarina para comprar comida

Entre segunda e quarta-feira, o Ceasa de São José recebeu cerca de 10 caminhões por dia com motoristas gaúchos. Já foram vendidas cerca de 400 toneladas de alimentos a mais do que o normal.

Baixar arquivo
Geral

Senado aprova retorno do SPVAT com cobertura ampliada

O Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito - vai indenizar em caso de morte, invalidez permanente, total ou parcial e reembolso de despesas com assistência médica, entre outros casos.

Baixar arquivo
Geral

Ibama e FA vão destruir 10 pistas clandestinas na Terra Yanomami

Nos próximos dias, militares e agentes ambientais vão destruir  as pistas clandestinas ao redor da terra indígena, em Roraima.

Baixar arquivo
Esportes

Remadores abrem mão do Pré-Olímpico para ajudar nos resgates no Sul

Evaldo Becker , do Flamengo, e Piedro Tuchtenhagen, do Grêmio Náutico União, estão abrindo mão do Pré-Olímpico mundial de remo, que será na Suíça de 19 a 21 de maio, para ajudar nos resgates e trabalhar na sede do clube Grêmio.

Baixar arquivo
Geral

RS: Estados e DF concordam em dispensar documentos fiscais de doações

As empresas que quiserem entregar donativos ao Estado gaúcho não precisam emitir documentos fiscais na operação de circulação de mercadorias, nem na prestação de serviços de transporte. Os produtos deverão apenas estar acompanhados da declaração de conteúdo.

Baixar arquivo