STF garante à Rede filiações após criação do partido

Justiça

Publicado em 09/05/2018 - 22:12 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Supremo Tribunal Federal manteve, por 9 votos a 1, a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que, em setembro de 2015, garantiu ao partido Rede Sustentabilidade o prazo de 30 dias para que pudesse receber filiação de deputados e senadores, quando foi criado.

 

Na época, a filiação a um novo partido era considerada como justa causa para que um parlamentar pudesse deixar o partido anterior dentro desse prazo, sem ser punido.

 

Logo depois, o Congresso aprovou a minirreforma eleitoral, que revogou essa regra da justa causa e determinou que, na troca de partido, o político perderia o mandato.

 

A Rede abriu uma ação direta de inconstitucionalidade para garantir seu direito de receber parlamentares que já estavam em atividade por outros partidos.

 

Com informações de Felipe Pontes, da Agência Brasil, da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

Últimas notícias
Geral

Dia Nacional da Adoção: Brasil tem 3.800 crianças a espera de um lar

Dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam desequilíbrio entre pessoas que querem adotar e as crianças e jovens que sonham em ser adotados.

Baixar arquivo
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo