Governo reedita decreto sobre a posse e o porte de armas

Governo federal

Publicado em 22/05/2019 - 17:18 Por Sayonara Moreno - Brasília

O governo federal publicou, nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da União, um novo decreto, que altera regras do anterior, editado em 7 de maio. Segundo o governo, a alteração atende questionamentos feitos pelo poder Legislativo e pela sociedade em geral.

 

Agora, não vai ser mais permitido, o porte de arma portáteis, como fuzis, carabinas ou espingardas ao cidadão comum. Fica mantido o direito de portar armas de porte, aquelas menores, como pistolas, revólveres e garruchas.

 

Lembrando que o direito à posse permite a arma guardada, em casa. O direito ao porte permite o transporte da arma, fora de casa.
 

 

Fica mantida a permissão para o porte a profissionais de diversas categorias, como instrutores de tiro, colecionadores, caçadores, políticos eleitos, conselheiros tutelares, advogados e jornalistas que façam cobertura de pautas policiais.
 

 

O decreto havia gerado polêmica quanto à autorização, a menores de idade, para a prática de tiros esportivos. Agora, a idade mínima é de 14 anos e, para isso, vai ser exigida autorização de ambos os responsáveis pelo menor, não apenas um, como editado anteriormente.
 

 

Outra mudança é em relação ao embarque de passageiros armados em aeronaves, que, antes, dava poder ao Ministério da Defesa e ao da Justiça e Segurança Pública para estabelecer as normas de segurança. Agora, a fiscalização passa a ser atribuição da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo