Twitter é vendido a Elon Musk por 44 bilhões de dólares
Publicado em 26/04/2022 - 12:03 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - undefined
O homem mais rico do mundo e com patrimônio avaliado em 273 bilhões de dólares, de acordo com a Agência Bloomberg. Esse é Elon Musk, empresário que arrematou a rede social Twitter, que agora passa a ser uma empresa totalmente privada. O valor da transação? 44 bilhões de dólares. Mas quem é esse homem que desembolsou uma fortuna para ser o único dono de uma das maiores redes sociais do mundo?
Elon Musk tem uma biografia repleta de polêmicas, com condenações nos Estados Unidos por disseminação de notícias falsas, inclusive relacionadas à Covid 19. Musk tem 40 anos, nasceu na África do Sul mas foi naturalizado americano e hoje é proprietário da fábrica de carros elétricos Tesla.
O empresário afirmou que pretende mudar o algoritmo do Twitter, diminuindo a moderação de conteúdo e dando mais liberdade de expressão aos usuários. Mas Alexandre Atheniense, advogado especialista em direito digital, explica que no Brasil, a rede social precisa seguir as leis do nosso país.
O empresário é usuário assíduo da rede social e comprou recentemente uma participação de 9,2% na empresa, o que fez dele o maior acionista. Pela sua conta no Twitter, Musk se pronunciou sobre a compra. Disse que a liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento e que o Twitter é a praça da cidade digital onde assuntos vitais para o futuro da humanidade são debatidos.
De acordo com informações da imprensa internacional, Musk vai usar 21 bilhões de dólares de sua fortuna e o restante será levantado por meio de um empréstimo. Esse valor é muito acima do que foi pago, por exemplo, na compra do WhatsApp pelo Facebook, em 2014. A transação movimentou 22 bilhões de dólares.
Mas, para o empresário ser o dono definitivo do Twitter, ainda faltam alguns passos: a venda foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da rede social. Agora, acionistas da empresa e órgãos regulatórios precisam dar o seu aval. A previsão é que esse processo seja concluído ainda neste ano.
O Twitter informou no último trimestre de 2021 que contava com 217 milhões de usuários diários e monetizáveis, ou seja, contas que estão aptas a visualizarem anúncios ou produtos pagos da empresa, como assinaturas.
Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi