Prefeitura do Rio lança campanha de vacinação nas escolas

Publicado em 15/08/2023 - 11:32 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com o objetivo de resgatar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na cidade, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (15) o programa Vacina na Escola.

Agentes das secretarias de Saúde e de Educação do município vão conferir as cadernetas de vacinas dos mais de 618 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental matriculados nas 1.540 unidades da rede municipal, incluindo as creches públicas e os Espaços de Desenvolvimento Infantil.

E, a criança ou adolescente que não estiver com as vacinas atualizadas, serão incentivadas a receber o imunizante, sempre com o consentimento dos responsáveis, já que a vacina não é obrigatória.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que este programa de atualização e incentivo à vacinação infantil é necessário para evitar a volta ou aumento de casos de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação de rotina, principalmente diante da queda das coberturas vacinais nos últimos anos em todo o país.

O calendário do Programa Vacina na Escola foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15).

De acordo com o secretário de Educação do município, Renan Ferreirinha, as escolas ficarão responsáveis por comunicar previamente aos pais sobre as datas e sobre a necessidade de a criança levar a caderneta de vacinação para a escola no dia marcado. Se a criança não tiver a caderneta, o responsável deve ir à Clínica da Família ou centro municipal de saúde, mais próximo de sua residência para regularizar a situação.

Serão disponibilizadas todas as vacinas que fazem parte do Programa de Imunização do SUS. Entre elas, a meningo C, varicela, febre amarela, hepatite A, pentavalente, pneumo 10, poliomielite, rotavírus e HPV, que a criança deve tomar a partir dos 9 anos de idade e que previne contra o câncer do colo de útero e outros tipos da doença, entre outras.

As escolas particulares interessadas em participar do programa devem procurar a Divisão de Vigilância em Saúde de sua região.

Últimas notícias
Justiça

Crianças Sabidas destaca a escolha dos representantes municipais

Neste terceiro episódio o podcast Crianças Sabidas vai até a escola e mostra como os pequenos começam a treinar as ações políticas por meio dos primeiros processos eleitorais: a escolha dos representantes de sala.

Baixar arquivo
Geral

Governo apura denúncias de assédio envolvendo ministro Silvio Almeida

Depois das denúncias de assédio sexual inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o presidente Lula foi claro: o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, não deverá ficar no cargo.

Baixar arquivo
Educação

App da UFF traduz para indígenas e facilita ensino de robótica

Há pouco mais de um ano, um aplicativo desenvolvido pela UFF, Universidade Federal Fluminense, auxilia no aprendizado de estudantes indígenas de Rondônia.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Eleições municipais de outubro terão recorde de eleitores no Brasil

Daqui a um mês, eleitores dos mais de cinco mil municípios do país vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é a maior eleição municipal de todos os tempos.

Baixar arquivo
Saúde

Medicamento de R$ 2 milhões para câncer infantil será oferecido no SUS

O Sistema Único de Saúde vai pagar e distribuir um remédio importante para o tratamento da neuroblastoma, um tipo de câncer infantil.

Baixar arquivo
Geral

Polícia faz operação contra quadrilha que levava drogas em ambulâncias

Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso, com o apoio das Polícias Civis desses estados.

Baixar arquivo