logo Agência Brasil
General

Enel deverá indenizar consumidores que ficaram sem energia elétrica

Baixar
Nelson Lin
08/11/2023 - 19:32
São Paulo

Passado o prazo da própria Enel, de restabelecer a energia até ontem, terça feira (7), cerca de 11 mil locais continuam sem luz, na Grande São Paulo, segundo informações da própria empresa. Segundo o presidente da distribuidora Enel Distribuição São Paulo, Max Reis de Lins, a situação deve ser resolvida nesta quarta feira (8). A empresa alega que a tempestade de sexta feira (3), que deixou oito mortos no estado, foi um evento de grande magnitude que institutos de meteorologia não previram, que derrubaram diversas árvores na rede elétrica.

Para o futuro, o presidente da empresa Max Lins, prometeu que irá intensificar a poda de árvores e identificação aquelas com problemas para prevenir que elas caiam no sistema elétrico, pois, segundo ele, 95% dos danos foram provocados por essas quedas.

O Ministério Público de São Paulo propôs em coletiva ontem, que a Enel indenize os mais de dois milhões de consumidores que foram prejudicados com a interrupção da energia. O promotor Denilson Freitas explicou que essa indenização deve ser feita de acordo com o tempo que o consumidor ficou sem energia.

Nesse sentido, o presidente da Enel falou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá estudar formas adicionais de ressarcir consumidores além daqueles previstos na legislação.