História Hoje: Apollo 11 e o início da jornada que Levou o homem à Lua
A Lua é o único satélite natural do planeta Terra. Chegar a esse enorme objeto brilhante no céu noturno tornou-se foco de missões da Agência Espacial Norte-americana nos anos sessenta. O dia 16 de julho de 1969 marca o início da missão que levou o homem a pisar na Lua pela primeira vez. A Apollo 11 tinha como objetivo principal “realizar um pouso lunar tripulado e retornar à Terra”.
A espaçonave partiu do Cabo Canaveral rumo à Lua, levando a tripulação formada pelo comandante Neil Armstrong, o piloto do módulo de comando Michael Collins e o piloto do módulo lunar Edwin “Buzz” Aldrin. Além de se tornarem os primeiros humanos a pousar na Lua, os astronautas também deveriam instalar uma câmera de televisão para transmitir sinais para a Terra, coletar amostras da superfície lunar e fotografar o solo.
A Apollo 11 levou duas horas e quarenta e quatro minutos para atingir a órbita translunar. No quinto dia da missão, a nave pousou no satélite. Quando a câmera de TV foi instalada, Neil Armstrong pisou na Lua. O comandante descreveu o momento como “um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”. Estima-se que 650 milhões de pessoas assistiram pela televisão as imagens daquele momento inédito.
Antes de voltar, os astronautas deixaram na Lua algumas lembranças do planeta Terra. Entre elas, estavam medalhões dos astronautas que morreram em missões anteriores, um disco com mensagens de 73 países e os nomes de líderes do Congresso e da Nasa
A Apollo 11 completou a missão de retorno em 24 de julho daquele ano. Ao todo, 24 astronautas americanos fizeram a viagem da Terra à Lua entre os anos de 1968 e 1972. Doze deles tiveram a experiência de caminhar em solo lunar.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição e apresentação: Bianca Paiva
Publicação Web: Leyberson Pedrosa