logo Agência Brasil
Economy

Receita libera consulta ao 5º lote de restituição do Imposto de Renda

Dinheiro vai ser creditado para o contribuinte no dia 30 de setembro
Baixar
Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional
23/09/2024 - 10:00
Brasília
Brasília 17/03/2023 - Fotos para ilustrar matéria  sobre imposto de renda, o prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 9h desta quarta-feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. A mudança, segunda a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras. 
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

Está disponível para consulta o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda - 2024. O dinheiro vai ser creditado para o contribuinte, no dia 30 de setembro.  São mais de 511 mil restituições. Estão sendo contempladas também restituições residuais de exercícios anteriores.

Segundo a Receita Federal, o valor total é de mais de R$ 1 bilhão.  Mais de R$ 435 milhões são para as restituições de contribuintes que possuem prioridade legal: idosos acima de 60 anos ou com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave ou ainda cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram priorizados também cerca de 201 mil contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida, além de mais de 86,5 mil do Rio Grande do Sul,  por causa do estado de calamidade decretado pelas enchentes em maio.

Para fazer a consulta basta informar o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração, no caso 2024, no site: restituição.receita.fazenda.gov.br. A consulta pode ser feita ainda no aplicativo para tablets e smartphones.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.