logo Agência Brasil
Environment

Parte do Brasil enfrenta nova onda de calor, aliada à baixa umidade

Temperaturas devem ficar até 5°C acima da média
Baixar
Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional
01/10/2024 - 16:17
Rio de Janeiro
São Paulo (SP) 31/08/2024 - Paulistanos aproveitam o calor em São Paulo no Parque do Ibirapuera.. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O Brasil está enfrentando a nona onda de calor do ano, com previsão de os termômetros dispararem nesta terça (1) e quarta-feira em parte das regiões sul, sudeste e centro-oeste.    

Segundo o alerta do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas devem ficar até cinco graus acima da média em parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além do Distrito Federal.   

Em grande parte das regiões atingidas pela onda de calor há também alerta de baixa umidade, com percentuais entre 20 e 12%, quando o ideal para a saúde dos seres humanos varia de 50 a 60%.  

O meteorologista do Inmet Thiago Sousa afirma que a secura pode agravar a sensação de calor 

“Isso ocorre porque, em condições de baixa umidade, o suor do corpo evapora mais rapidamente, o que pode dar a sensação de frescor em um primeiro momento. No entanto, esse efeito não é suficiente para compensar o calor e o corpo continua a se desidratar rapidamente. Além disso, em condições extremas de baixa unidade e calor intenso, a sensação térmica pode ser desconfortável, já que a evaporação acelerada pode secar a pele, lábios e mucosa, gerando desconfortos físicos e aumentando a sensação de mal estar. Isso pode ser agravado em áreas urbanas, onde o concreto e o asfalto intensificam o aquecimento do ambiente”.

Nestas condições de baixa umidade, a recomendação é que as pessoas bebam bastante líquido e de umidificar os ambientes, além de evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.   

A expectativa é que a partir da noite de quarta, com a chegada de uma frente fria, as temperaturas tenham uma ligeira queda em parte de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, na parte central do Brasil os termômetros ainda vão seguir acima da média até o fim de semana, entre Minas, Goiás e parte do Mato Grosso.