STF: depoimento de Carla Zambelli é remarcado para segunda-feira
O depoimento da deputada federal Carla Zambelli, do PL de São Paulo, no Supremo Tribunal Federal, foi marcado para a próxima segunda-feira, dia 7. Zambelli é ré em ação penal, junto com o hacker Walter Delgatti, por invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça, em 2023.
O depoimento da deputada estava previsto para a última quinta-feira, mas a parlamentar foi internada após passar mal. Zambelli já teve alta e passa bem.
Delgatti esteve em audiência realizada nesta terça-feira e foi mantido algemado durante o depoimento de uma das testemunhas. Agentes penitenciários negaram pedido da defesa do hacker para a retirada das algemas. O acusado está preso preventivamente em uma penitenciária em Araraquara, São Paulo.
Em maio deste ano, a Primeira Turma do Supremo, por unanimidade, aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República, contra Zambelli e Delgatti. A deputada é apontada como a autora intelectual da invasão no sistema do CNJ para emitir um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
O depoimento de Delgatti, que é réu confesso, também deve ser realizado nos próximos dias. A defesa de Carla Zambelli sustenta que não há provas de que a parlamentar tenha incentivado o ataque hacker ao sistema do CNJ.
Em nota, a deputada informou que não prestou depoimento nesta terça-feira porque apenas uma testemunha foi ouvida e outras ainda não foram localizadas. Carla Zambelli reafirmou seu compromisso com a verdade e com a transparência e disse aguardar que todos os envolvidos sejam ouvidos antes de sua participação, como determina o devido processo legal.
*Com informações da Agência Brasil