logo Agência Brasil
General

Favela 20: periferias apresentam recomendações aos países do G20

Iniciativa de ouvir as comunidades é inédita no fórum dos países ricos
Baixar
Priscila Thereso
04/11/2024 - 14:10
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2024 – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo e o diretor do G20 Favelas e presidente da Cufa RJ, Preto Zezé durante a Conferência Internacional G20 Favelas, no Viaduto de Madureira, Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

No Dia Nacional da Favela, celebrado neste 4 de novembro, um evento inédito marcou o lançamento das recomendações políticas ao G20, fórum internacional que reúne os 19 países mais ricos do mundo, além da União Europeia e a União Africana.   

O objetivo é garantir que as preocupações das comunidades sejam abordadas nas discussões internacionais, especialmente no momento em que questões locais estão profundamente interligadas a desafios globais.

O documento lançado pelo Favela 20 foi elaborado por mais de trezentas organizações periféricas e traz seis recomendações políticas. Entre elas: combate às desigualdades, pobreza, fome, acesso à água potável, infraestrutura, cultura, créditos financeiros e promoção da saúde mental.

 Erley Bispo, cofundador do Favela 20, diz que as discussões nos grupos de trabalho começaram em maio e que o ponto de contato entre as demandas é a necessidade de investimentos específicos às favelas.  

"O ponto central das seis recomendações que estamos debatendo é que, de fato, acontecça um maior investimento. Que, de fato, se crie um fundo voltado para favelas e periferias. Porque só assim conseguiremos assegurar acesso a saneamento, moradias mais resilientes frente às mudanças climáticas, direitos para empreendedores locais, mulheres, jovens, população LGBTQIA+..."

René Silva, uma das lideranças do Favela 20 e fundador do movimento Voz das Comunidades, diz que a ideia é dar voz às populações das favelas e periferias:

"Nunca nos foi perguntando se no Complexo do Alemão, os moradores preferiam acesso a um teleférico que tá parado desde 2016, logo depois das olimpíadas, ou se a gente preferia um acesso maior a saneamento básico, acesso a água potável, mais acesso à tecnologia.  A favela pode e deve contribuir com essa transformação. Por isso esse documento. Por isso o surgimento do F20." 

O  Favela 20 é um projeto criado pelo Voz das Comunidades, instituição não governamental com viés jornalístico, de responsabilidade social e cultural, com a intenção de levar os desafios desses territórios aos líderes mundiais.