logo Agência Brasil
Economy

Turismo e empresas aéreas anunciam 184 mil viagens durante o verão

O número de assentos vai chegar a quase 30 milhões
Baixar
Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional
11/11/2024 - 21:24
Brasília
São Paulo (SP), 14/08/2024 - Painel anuncia atraso de voos da Voepass Linhas Aéreas no Aeroporto de Congonhas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Turistas terão mais disponibilidade de voos para a temporada de verão em todo o país. O Ministério do Turismo e as companhias áreas anunciaram um aumento de 10% do número de voos na próxima estação, no total, 184 mil viagens.

O número de assentos vai chegar a quase 30 milhões, 12% a mais que no ano passado. O anúncio foi feito nesta segunda (11), em Brasília, como parte da renovação do programa “Conheça o Brasil Voando”.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que a melhoria da economia tem impulsionado as viagens.

“O Brasil passou a ter o turismo como uma das mais principais alternativas para o desenvolvimento econômico num momento em que o mundo muda a sua matriz energética, em que o mundo muda sua matriz econômica. O turismo entrou agora na rota do Brasil”.

Renato Rabelo, gerente de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, afirma que as companhias estão buscando uma ampliação da capacidade para recuperar o setor.

“É fundamental a soma de esforços entre governo, empresas aéreas e demais atores no desenvolvimento e implementação de políticas públicas que viabilizem o crescimento vigoroso do nosso setor. Nossas empresas têm expandido a oferta de assentos e diversificado suas rotas. Isso significa mais voos, mais opções de destinos e uma maior capacidade de atender a demanda crescente por viagens aéreas no Brasil”.

As principais empresas do país vão disponibilizar novas rotas diretas, ampliando as viagens noturnas. Serão fortalecidos os destinos que mais recebem turistas no país, como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Fortaleza.

Novos voos internacionais também estão previstos para Colômbia, Costa Rica, México e a ilha de Aruba, pertencente à Holanda.

Segundo dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos, neste ano, o Brasil subiu uma posição no ranking mundial de voos, sendo o quarto maior mercado aéreo do planeta.