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Economy

Natal em BH: intenção de presentear atinge maior nível desde 2015

Percentual de quem vai presentear sobe para 74,5%
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Márcia Bueno - Rádio Inconfidência
10/12/2024 - 18:31
Belo Horizonte
Brasília (DF) 22/12/2023 – Compras de natal
Foto: stevepb/Pixabay
© stevepb/Pixabay

O Natal em Belo Horizonte deve ser próspero para o comércio e para quem vai ser presenteado. Segundo pesquisa da Fundação Ipead (Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais), o levantamento divulgado nesta segunda-feira indicou que o percentual de pessoas que pretendem comprar presentes de Natal atingiu o maior nível desde que a pesquisa teve início, em 2015. O valor médio dos gastos com presentes deve ser de R$ 172,20, um aumento de 39% em relação a 2023.

Segundo o economista do Ipead, Diogo Santos, o aquecimento da economia gerou otimismo na população. "A tendência do movimento do comércio em Belo Horizonte neste Natal é de ser maior do que a do ano passado, porque nós tivemos, na comparação com 2023, um aumento este ano da quantidade de pessoas que pretendem presentear", explicou. A intenção de presentear subiu de cerca de 71% para 74,5%, o maior percentual desde o início da pesquisa.

Além disso, houve um aumento no valor médio dos gastos que as famílias devem realizar, ultrapassando R$ 170, o que também representa um crescimento considerável em relação ao ano passado. Esse cenário reflete o momento positivo da economia brasileira, com maior crescimento, aumento do valor da massa salarial e redução do desemprego. Esses fatores geram maior disposição de compra e confiança da população para realizar novos gastos, assumir empréstimos e compras parceladas.

Em outro levantamento sobre o Natal, o Ipead identificou que 18 de 26 alimentos muito procurados para a data comemorativa tiveram aumento de preços na comparação com 2023, sendo que 12 deles apresentaram percentuais acima da inflação acumulada em 12 meses. Os destaques foram a uva-passa, o lombo, o pernil suíno, o espumante e o azeite, que registraram altas acima de 20% em seus valores.

Já entre os alimentos que apresentaram queda de preços, o panetone teve a maior variação negativa, com redução de 11,74%.