Viúva de Vladimir Herzog ganha na Justiça direito a pensão vitalícia
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 05/02/2025 - Clarice Herzog. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A publicitária Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, vai receber pensão vitalícia, em função do assassinato do marido pelo Estado brasileiro, na ditadura militar, há 50 anos.
Pela decisão da Justiça Federal, que acontece em caráter liminar, Clarice vai receber quase R$ 35 mil por mês. Segundo o juiz Anderson Santos da Silva, a idade de Clarice, que tem 83 anos, e o diagnóstico de doença de Alzheimer em fase avançada pesaram em favor da sentença, que ainda vai ser avaliada pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1).
Em outubro de 1975, quando era diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo, Vladimir Herzog compareceu a uma unidade do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI). Ele tinha sido convocado pelo Exército para depor sobre suposta ligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Ali, foi torturado e morto por militares, que forjaram uma versão de suicídio por enforcamento. Com a morte do marido, Clarice Herzog começou um movimento para investigar o assassinato e punir os responsáveis.
A partir daí, Clarice também passou a ser perseguida pela ditadura. Por isso, teve a condição de anistiada política aprovada, em março do ano passado, pela Comissão de Anistia.
Em nota, o Instituto Vladimir Herzog afirmou que a concessão da medida liminar é um importante marco que garante o imediato pagamento da prestação mensal devida à viúva.
O valor da reparação à Clarice corresponde ao salário do cargo que ocupava Vladimir Herzog quando foi assassinado.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)