Hospital Federal do Andaraí reabre emergência depois de 4 anos fechada
![Walterson Rosa/MS Rio de Janeiro (RJ), 07/02/2025 - A ministra da saúde, Nísia Trindade, durante visita ao hospital federal do Andaraí. Foto: Walterson Rosa/MS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez uma visita técnica, nesta sexta-feira (7), ao Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro, que reabriu a emergência depois de quatro anos fechada.
A unidade de saúde, localizada na zona norte da capital fluminense, é um dos quatro hospitais federais que já iniciaram o Plano de Reestruturação elaborado pelo governo federal.
Esse plano prevê reformas das enfermarias, modernização dos centros de imagem, do parque tecnológico e dos elevadores, além da reativação das emergências. Três delas já voltaram a funcionar.
No Hospital do Andaraí, a emergência tem capacidade para realizar 400 atendimentos por dia.
A ministra da Saúde destacou que o compromisso do governo com a reestruturação é tornar os hospitais federais grandes.
Não se trata só de reestruturar um hospital que estava funcionando, infelizmente com muita precariedade, com metade da sua capacidade. Haverá uma ampliação na ordem de 400 leitos para atendimento. Nós estamos com as emergências funcionando. Uma recuperação de uma referência do Hospital do Andaraí que é a referência do setor de queimados. E muito mais ações, cirurgias que podem voltar a ser feita na intensidade que a nossa população precisa.
Os Hospitais Federais do Andaraí e Cardoso Fontes tiveram a gestão descentralizada em dezembro de 2024; e, dentro da reestruturação, o Ministério da Saúde está garantindo o custeio permanente para toda manutenção dos hospitais.
A pasta repassou R$ 150 milhões à prefeitura do Rio de Janeiro. Além desse pagamento, está prevista a incorporação de R$ 610 milhões para atendimento de média e alta complexidade para a capital fluminense.
Além dos hospitais federais do Andaraí e Cardoso Fontes, já está em curso a reestruturação das unidades hospitalares de Bonsucesso e dos Servidores do Estado.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)