Catálogo traz informações sobre 47 variedades de sementes crioulas
![Milton Padovan/Embrapa Exemplares de sementes crioulas e outras variedades, como Crotalaria Ochroleuca, Crotalaria juncea, feijão de porco, mucuna preta, feijão comum, milho branco, milho amarelo azedo, maracujá, abacaxi.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O novo catálogo "Sementes da Resistência" traz informações sobre as sementes crioulas, que são aquelas adaptadas ao clima e ao solo de agroecossistemas onde foram cultivadas ao longo de vários ciclos. Graças aos costumes e práticas de famílias de agricultores.
A vantagem das sementes crioulas é a resistência às doenças locais, por causa da manutenção de uma grande diversidade de características em seu genoma, que produz culturas geneticamente diversificadas.
O estudo é resultado de um esforço do Movimento dos Pequenos Agricultores de Alagoas e da Embrapa Alimentos e Territórios. Nele, estão reunidos dados sobre 47 variedades crioulas de 11 espécies, cultivadas por 40 famílias em cinco municípios alagoanos.
O catálogo também é um instrumento de preservação da agrobiodiversidade, com informações sobre as características morfológicas das plantas, usos tradicionais, formas de manejo e estratégias de conservação.
Foram catalogadas variedades de fava, de feijão-comum, além de feijão-de-corda, milho, macaxeira/mandioca, batata-doce e outras espécies.
A publicação está disponível no site da Embrapa.
![Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo Trabalhadores da construção civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joel Rodrigues/Agência Brasíli Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ElasticComputeFarm/Pixabay Biblioteca, Livros, Estantes de livros. Foto: ElasticComputeFarm/PixaBay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 11/02/2025 – Entrada principal do encontro dos novos prefeitos e prefeitas, no centro de convenções Ulisses Guimarães.
Governo federal fortalecendo os municípios.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados Comunidade Yanomami em Roraima](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)