
Queimação na língua, nas gengivas, no céu da boca ou nos lábios são sintomas que podem indicar uma doença pouco conhecida, chamada de síndrome da boca ardente.
Os sintomas podem surgir de forma inexplicável e serem persistentes. De acordo com a dentista Cláudia Baiseredo, da Faculdade Aria, eles causam grande incômodo e a doença afeta principalmente mulheres na menopausa.
O tratamento para os casos, segundo Claudia Baiseredo, além de terapias para a boca, pode envolver também uma abordagem da saúde mental.
Já a saúde bucal tem um papel fundamental na manifestação da síndrome da boca ardente. Manter uma boa higiene oral e evitar o uso de substâncias, como tabaco e álcool, pode ajudar a controlar os sintomas.
A doença também pode estar associada ao mau ajuste de próteses dentárias, o que leva a um aumento da pressão nas gengivas e mucosa bucal, causando irritação e desconforto.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.