logo Agência Brasil
Segurança

Segunda Delegacia de Defesa da Mulher é inaugurada em Fortaleza

Nova unidade visa facilitar atendimento de mulheres
Baixar
Fernando Jocelito – Repórter da Rádio Universitária FM Fortaleza
02/04/2025 - 07:30
Brasília

Fortaleza já conta com a segunda Delegacia de Defesa da Mulher. Fica na Rua Valdetário Mota, número 970, no bairro Papicu, ao lado da Delegacia de Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual. A nova unidade visa facilitar o atendimento de mulheres que são vítimas de violência e residem em áreas mais distantes da primeira delegacia da capital, que funciona dentro da estrutura da Casa da Mulher Brasileira, no bairro Couto Fernandes.

O governador Elmano de Freitas, do PT, fala sobre a nova delegacia:

“Queremos aqui, nesta delegacia, poder garantir maior capilaridade, maior proximidade da delegacia da residência das mulheres de Fortaleza, porque nós queremos, aqui, acolher as mulheres. Aqui, nós temos psicólogo, assistente social, para poder acolher e essa mulher se sentir apoiada e, ao mesmo tempo, saber que as delegadas, investigadoras da nossa Polícia Civil vão atuar de maneira muito célere, de maneira muito profissional”.

Atualmente, a rede de proteção às mulheres no Ceará conta com 49 equipamentos. Esta é a 11ª delegacia do tipo instalada no estado. O delegado-geral Márcio Gutierrez destaca a amplitude dos serviços ofertados:

“Essa unidade nova fica responsável por toda a investigação, todo o processo de acolhimento e atendimento das mulheres que moram na região leste da cidade. A mulher pode entrar no site mulher.policiacivil.ce.gov.br e, lá, ela pode solicitar uma medida protetiva de urgência sem mesmo realizar o BO”.

A delegacia do Papicu contará com o serviço de atendimento psicossocial da Secretaria das Mulheres do estado. Possui um efetivo formado por duas delegadas e dez oficiais investigadores de Polícia Civil. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.