Seca e queimadas: Ministério traz orientações para proteção da saúde

Publicado en 12/09/2024 - 08:39 Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Diante da seca extrema e das queimadas, que atingem 60% do país, o Ministério da Saúde anunciou novas ações para redução de danos à saúde da população.

Segundo a ministra da Saúde Nísia Trindade, tem sido registrado alta de casos de atendimentos no SUS de problemas como náuseas e vômitos, principalmente nos estados de Goiás, Matos Grosso e Distrito Federal.

A má qualidade do ar aumenta os problemas respiratórios e cardiovasculares. Nos locais de queimadas, o risco de intoxicação é grande.

A recomendação, lembrou a ministra Nísia Trindade, são aqueles cuidados, como beber muita água.

Segundo ela, atenção maior para quem tem comorbidade, crianças, gestantes e idosos.

Nísia Trindade também falou sobre em quais situações a procura de atendimento tem que ser imediata.

"Em casos de sintomas como náuseas, vômitos, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen, a busca pelo atendimento à saúde é fundamental".

Ela informou que, desde julho, o Ministério da Saúde fez uma atualização do trabalho de monitoramento com a Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas.

Com o apoio da Força Nacional, o Ministério também vem monitorando as informações sobre a qualidade do ar, a umidade e a temperatura, de oferta e qualidade de água.

Entre as orientações aos gestores, reforçar o atendimento nos serviços de atenção à saúde; garantir a oferta adequada de pontos de hidratação e nebulização, para avaliar a necessidade de tendas e salas de hidratação; além de capacitação e orientação de equipes de atenção à saúde.

Segundo a ministra da Saúde, serão divulgadas também orientações para proteção e monitoramento da saúde dos brigadistas florestais que estão na linha de frente no combate aos focos de incêndio. Esse trabalho é coordenado com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima  A reunião dessa quarta-feira (11) foi com secretários do Ministério; representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde; e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economía

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economía

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economía

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economía

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo