Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Estado tem a maior população exposta a baixa qualidade do ar

Publicado en 14/09/2024 - 13:10 Por Daniella Longuinho - Brasília

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

De acordo com o último informe da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar, São Paulo é a cidade brasileira com a maior população exposta à baixa qualidade do ar. O estado é um dos que mais tem sofrido com tempo seco e risco de incêndios florestais.

Técnicos da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde estiveram nessa sexta-feira (13) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.  Na próxima semana estão previstas visitas aos estados do Acre, Amazonas e Rondônia.

Também nessa sexta, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participaram de reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a crise climática e as persistentes queimadas.

As recomendações para os gestores incluem reforçar o atendimento nos serviços de atenção à Saúde; monitorar a qualidade do ar; garantir a oferta de água à população e compartilhar informações sobre os riscos da estiagem e das queimadas principalmente a pessoas com comorbidades, crianças, gestantes e idosos.

Para a população, a orientação é aumentar a ingestão de água potável e procurar locais frescos; evitar atividades físicas em áreas abertas e não se aproximar dos focos de queimadas.

Em caso de náusea, vômitos, febre, falta de ar, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen, buscar atendimento médico.

Edición: Juliana Batista / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Salud

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Salud

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
General

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo