Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

O projeto é voltado a comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas

Publicado en 17/09/2024 - 23:02 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

A ação, que começou nesta terça-feira e vai até amanhã, faz parte do projeto “Bora Checar”, coordenado pela Fiocruz Bahia, criado para desenvolver habilidades em informática e mídias de combate à desinformação. Os jovens vão participar de atividades práticas com ferramentas para enfrentar narrativas falsas que buscam desacreditar, por exemplo, a eficácia das vacinas.

O projeto conta com a parceria da Universidade Federal Fluminense. A professora Thaiane Oliveira, Superintendente de Comunicação Social da Universidade e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação é a responsável por uma oficina para estimular a capacidade crítica e avaliativa dos alunos sobre a informação, com foco na desinformação científica e em saúde. 

Thaiane Oliveira observa que essas comunidades estão mais vulneráveis à desinformação porque geralmente não têm acesso amplo à internet e a veículos de jornalismo de confiança. Por isso, usam bastante as redes sociais, em pacotes que não consomem dados para essas plataformas.

A professora também ressalta que a desinformação pode trazer grandes prejuízos para esses jovens e suas comunidades.

O projeto também vai estimular os alunos a criar conteúdo para divulgar a cultura e o conhecimento produzido pelas comunidades para combater a desinformação sobre os modos de viver nesses territórios.

Edición: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educación

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
General

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justicia

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Deportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo