Médico recomenda preparo físico para fim do horário de verão

Publicado em 15/02/2016 - 15:21 Por Sabrina Craide - Brasília

O horário de verão acaba no domingo (21), às 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Pessoas que costumam sofrer com as alterações no horário devem começar a se preparar desde já para não sentir tanto as consequências da mudança para o organismo.


Segundo o neurologista Ricardo de Campos a principal medida para minimizar os efeitos do fim do horário de verão é adiantar gradualmente o horário de dormir para que o corpo possa se preparar aos poucos.


“Comece hoje (15) a se recolher para dormir cinco minutinhos antes. No outro dia, mais cinco minutos e, assim, acaba totalizando quase o tempo da mudança [de horário]”, explicou.


Pessoas com problemas cardíacos, endócrinos ou com pressão alta podem ter mais problemas com as alterações de horário, de acordo com o especialista.


Idosos também podem ter mais dificuldade de adaptação, levando até um mês para se adequar ao novo horário.


A atual edição do horário de verão começou no dia 18 de outubro, nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.


O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luz solar durante o período, reduzindo o consumo [de energia elétrica] no horário de pico.


Nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda de energia no horário de maior consumo e uma economia total de 0,5%, o que equivale ao consumo mensal da energia de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Últimas notícias
Geral

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE

Cármen Lúcia substitui o ministro Alexandre de Moraes, a partir de junho, quando ele completa dois anos no cargo.

Baixar arquivo
Justiça

TSE determina que Justiça Eleitoral implemente o Juiz das Garantias

O Juiz das Garantias está previsto no Pacote Anticrime aprovado pelo Congresso Nacional, em 2019. Estabelece que o magistrado responsável pela sentença não é o mesmo que participa da fase de inquérito

Baixar arquivo
Educação

Número de matrículas no ensino superior cresce 5,1% em 2022

A 14ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil aponta que a rede privada segue liderando, e representa 88% das instituições de ensino superior do país, com um total de 78% das matrículas. 

Baixar arquivo
Esportes

CBF anuncia adiamento de jogos de times gaúchos em competições

A CBF anunciou o adiamento dos jogos dos times gaúchos em todas as competições nacionais até 27 de maio por conta da tragédia de enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Economia

Aposentados e pensionistas precisam declarar Imposto de Renda?

Saiba em quais situações aposentados e pensionistas precisam declarar Imposto de Renda. Saiba também qual é a alíquota a ser paga no IR 2024. 

Baixar arquivo
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo