logo Agência Brasil
International

Tropas afegãs libertam 20 pessoas detidas em prisão talebã

Da EFE*
Published on 19/11/2017 - 16:03
Cabul

As forças especiais afegãs libertaram 20 pessoas que permaneciam detidas pelos talebãs em uma prisão da província meridional de Helmand, onde os insurgentes controlam amplas áreas, informaram neste domingo (19) fontes oficiais.

A operação de resgate ocorreu ontem (18) à noite no distrito de Nawzad, um dos nove da província. No total, 14 províncias estão sob controle parcial ou total dos talebãs, detalhou o escritório do Corpo de Operações Especiais do Exército em comunicado. As informações são da agência espanhola de notícias EFE.

Os 20 resgatados, três deles policiais, já estão a salvo em uma área controlada pelo governo afegão, e dez supostos talebãs foram detidos, de acordo com a nota.

Segundo comunicado do escritório do governador de Helmand, na operação também foi destruída uma fábrica onde eram produzidas bombas e minas.

No ano passado, pelo menos 214 pessoas foram libertadas em seis operações deste tipo em Helmand.

Desde o fim da missão de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em janeiro de 2015, o governo central em Cabul foi perdendo terreno perante os insurgentes até controlar apenas 57% do território do país, segundo autoridades dos Estados Unidos.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados