STF decide que estados e municípios têm autonomia para adotar medidas sobre Covid-19

Supremo Tribunal Federal

Published in 16/04/2020 - 12:00 By Lucas Pordeus Leon - Brasília

Supremo decide que estados e municípios podem tomar medidas contra a Covid-19 sem a União. Em sessão virtual, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os estados, Distrito Federal e municípios podem tomar medidas que acharem necessárias para combater o novo coronavírus, como o isolamento social, com fechamento do comércio e outras restrições.

 

Com isso, governadores e prefeitos também podem definir os serviços essenciais que funcionam durante a pandemia. Até então, somente um decreto do presidente Jair Bolsonaro poderia fazer essa definição.

 

O plenário do Supremo referendou a liminar do ministro Marco Aurélio, relator do caso, proferida no mês passado, quando definiu que é competência de todos os entes federados estabelecer as medidas na área da Saúde, sem a necessidade de aval da União.

 

Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que os todos governos devem atuar de forma coordenada para reduzir os efeitos da pandemia, mas dentro de cada competência.

 

Esse entendimento foi seguido pelos demais ministros da corte. O ministro Gilmar Mendes, no pronunciamento, opinou que a União não poderia flexibilizar algumas decisões de governos locais.

 

Durante o julgamento, o advogado-geral da União, André Mendonça, argumentou que decisões isoladas de estados e municípios têm provocado o caos jurídico, prejudicando o funcionamento de alguns serviços essenciais.

Últimas notícias
Cultura

Tom Jobim faria 95 anos neste 25 de janeiro, Dia da Bossa Nova

O dia 25 de janeiro é uma data duplamente marcante para a música brasileira. Neste dia nascia um dos maiores nomes da MPB, o maestro Antônio Carlos Jobim. Data passou a ser o Dia da Bossa Nova.

Baixar arquivo
Education

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
General

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Health

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo